Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Vinte e cinco anos desde a inauguração da <br>primeira casa do MP no Interior do Estado

Há 25 anos, a população de Santo Ângelo viu oficializada a primeira casa do Ministério Público no Interior do Rio Grande do Sul. A solenidade contou com a presença do procurador-geral de Justiça da época Mondercil Paulo de Moraes e do então presidente da Associação do Ministério Público Paulo Olímpio Gomes de Souza. O então promotor daquela cidade Carlos Artidório Allegretti (foto) foi um dos responsáveis pela mobilização pela inauguração da sede própria da Promotoria de Justiça de Santo Ângelo.
22/03/2006 Atualizada em 21/07/2023 10:59:11
Compartilhe:

Há 25 anos, a população de Santo Ângelo viu oficializada a primeira casa do Ministério Público no Interior do Rio Grande do Sul. A solenidade contou com a presença do procurador-geral de Justiça da época Mondercil Paulo de Moraes e do então presidente da Associação do Ministério Público Paulo Olímpio Gomes de Souza. O então promotor daquela cidade Carlos Artidório Allegretti foi um dos responsáveis pela mobilização pela inauguração da sede própria da Promotoria de Justiça de Santo Ângelo.


Até então, as Promotorias funcionavam junto aos Foros das Comarcas. O marco histórico da independência do Ministério Público, no setor, foi a instalação desta casa. “Com o passar do tempo, outros municípios puderam ver construídas as sedes próprias do MP, estando hoje consolidada essa idéia de independência funcional, que levou à independência orçamentária, e propiciou maior incremento na independência intelectual do promotor de Justiça em seu trabalho diário”, lembra Allegretti.


A iniciativa foi pioneira e necessitou de uma parceria do MP com o município de Santo Ângelo – que apoiou, temporariamente, com o pagamento aluguel do imóvel, até que a casa fosse assumida em definitivo pela Procuradoria-Geral de Justiça.

Últimas notícias
/arquivos/DSC_2982[1]
Loading...
Notícias

Reunião de Diretoria Ampla da AMP/RS reforça diálogo sobre reforma administrativa e temas estratégicos

07/11/2025
/arquivos/WhatsApp Image 2025-11-06 at 10.35.43 (1)
Loading...
Notícias

2ª Semana do MP de Guaíba destaca atenção às vítimas e desafios da proteção ao consumidor em apostas

06/11/2025
/arquivos/Capa01
Loading...
Notícias

AMP/RS e CNMP: reunião-almoço com conselheiros reforça diálogo e cooperação institucional

06/11/2025
/arquivos/Capa (2)
Loading...
Notícias

Ordem do Mérito do Ministério Público 2025 reconhece trajetórias de destaque

06/11/2025