Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Varas especiais em discussão

O Conselho Nacional de Justiça fará uma recomendação à justiça federal e estadual para que sejam criadas varas especializadas no combate ao crime organizado. O pedido partiu da CPI do Tráfico de Armas e foi acolhido ontem, por unanimidade, pelos integrantes do CNJ. A resolução tem um caráter sugestivo, não sendo, portanto, uma determinação.
31/05/2006 Atualizada em 21/07/2023 11:02:33
Compartilhe:

O Conselho Nacional de Justiça fará uma recomendação à justiça federal e estadual para que sejam criadas varas especializadas no combate ao crime organizado. O pedido partiu da CPI do Tráfico de Armas e foi acolhido nesta terça-feira (30/5), por unanimidade, pelos integrantes do CNJ. A resolução tem um caráter sugestivo, não sendo, portanto, uma determinação.


Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, a ministra Ellen Gracie ressaltou que caberá aos tribunais decidirem pela adoção ou não da proposta. Nos próximos dias, a CPI do Tráfico de Armas enviará representantes para discutir a idéia com o colégio de presidentes de tribunais de justiça.


“Tenho quase certeza que todos os tribunais seguirão a recomendação”, apostou o presidente da CPI, Moroni Torgan (PFL-CE). Questionado se será fácil encontrar juízes com disposição de assumir a tarefa, ele afirmou: “Acho que temos muitos juízes com essa vontade”.


Um dos relatores da proposta no CNJ, o conselheiro Paulo Lôbo defendeu a criação de varas específicas dizendo que elas tornarão mais ágil o andamento dos processos. Ressaltou, entretanto, que é preciso ter uma preocupação em relação à proteção dos juízes que vierem a atuar nessa área, para que não fiquem muito expostos. “Essa cautela tem de estar presente. A recomendação do Conselho precisa definir um modelo que não unifique em um juiz esse trabalho”, disse.


Fonte: Correio Braziliense

Últimas notícias
/arquivos/Capa
Loading...
Institucional

Em Brasília, AMP/RS cumpre agendas institucionais e participa de reunião do Conselho Deliberativo da CONAMP

20/08/2025
/arquivos/artigo2
Loading...
Notícias

Em artigo na Zero Hora, Luciana Cano Casarotto alerta para o combate ao feminicídio

18/08/2025
/arquivos/Capa
Loading...

Porto Alegre sedia pela primeira vez a Semana do Ministério Público, com foco nos 40 anos da Lei da Ação Civil Pública

15/08/2025
/arquivos/WhatsApp Image 2025-08-14 at 11.33.02
Loading...
Notícias

Presidente da AMP/RS destaca 40 anos da Lei da Ação Civil Pública e desafios do MP em entrevistas à imprensa

14/08/2025