Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Senado aprova projeto de lei que reconhece atribuições do Ministério Público e do Judiciário como atividade de risco

Medida é extensiva a cônjuges, companheiros ou parentes, inclusive por afinidade, até o terceiro grau
09/05/2024 Atualizada em 09/05/2024 15:47:57
Compartilhe:
senado

O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira, 8 de maio, o Projeto de Lei 4015/2023, que reconhece como atividade de risco as atribuições do Ministério Público e do Poder Judiciário. O texto garante medidas de proteção aos membros do MP e agrava o tratamento penal pelos crimes de homicídio e lesão corporal dolosa praticados contra eles, desde que no exercício da função ou em decorrência dela. A nova medida é extensiva a cônjuges, companheiros ou parentes, inclusive por afinidade, até o terceiro grau.


Na prática, a proteção especial deverá ser solicitada à polícia judiciária por meio de requerimento instruído com a narrativa dos fatos e eventuais documentos pertinentes. O processo sobre esse pedido tramitará com prioridade e em caráter sigiloso. As primeiras providências devem ser adotadas de imediato. Dentre as medidas de proteção pessoal listadas estão uso de colete balístico, carro blindado ou uso de escolta.


Durante a tramitação da matéria, o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, trabalhou diretamente junto aos parlamentares e ao lado da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) para aprovação da proposta. Como o texto original do PL 4.015/2023 aprovado pela Câmara dos Deputados foi agora modificado pelo Senado, o projeto retornará à Câmara para nova votação.

Últimas notícias
/arquivos/memorial
Loading...
Notícias

Memorial da AMP/RS relembra período em que Promotores de Justiça atuavam na defesa judicial

11/09/2026
/arquivos/semana do mp
Loading...
Notícias

Ética, justiça e desastres climáticos movimentam debates em Bagé

11/09/2026
/arquivos/santa cruz do sul
Loading...
Notícias

Santa Cruz do Sul, berço da Semana do Ministério Público, recebe a 42ª edição do evento

11/09/2026
/arquivos/fernando andrade alves
Loading...
Notícias

Tradição e debate: presidente da AMP/RS aborda preparativos do evento e desafios do MP na Rádio Gazeta

10/09/2026