Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Secretário nacional critica bloqueio de celulares

O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, criticou ontem a Justiça Federal por determinar que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) instale bloqueadores de celular em até 120 dias em todos os presídios do País. Para Corrêa, essa medida vai causar dano para o cidadão que estiver no entorno das prisões, pois o sinal será difícil.
06/07/2006 Atualizada em 21/07/2023 11:02:36
Compartilhe:

O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, criticou nesta quarta-feira (5/7) a Justiça Federal por determinar que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) instale bloqueadores de celular em até 120 dias em todos os presídios do País. Para Corrêa, essa medida vai causar dano para o cidadão que estiver no entorno das prisões, pois o sinal será difícil.


"Defendo que se restrinja mais a liberdade de comunicação de quem está dentro do sistema, mesmo que seja servidor", afirmou. "Precisamos evoluir na tecnologia para que o bloqueador seja o mais pontual possível, atingindo o universo do presídio sem causar danos externos." Segundo Corrêa, os Estados precisam ter a capacidade de coibir a entrada de celulares nas unidades.


Já o governador Cláudio Lembo (PFL) aprovou a medida. Segundo ele, o Estado lutava havia muito tempo para conseguir o bloqueio de celulares. "Gostei muito da decisão. Vamos aguardar como será lá na frente, porque a questão é complicada." Para o governador, é preciso ver como a Anatel se posicionará. "Quero ver como o governo federal vai agir agora. Até agora nós temos recebido a culpa de tudo. Agora, vamos dividir a culpa. É muito bom."


O Ministério Público Federal pediu ontem à juíza que determinou o bloqueio que as operadoras Vivo e Claro sejam obrigadas a dar os dados cadastrais dos donos de celulares caso a polícia, o MPF ou o MP estadual solicite.


Fonte: O Estado de São Paulo

Últimas notícias
/arquivos/Capa
Loading...
Institucional

Em Brasília, AMP/RS cumpre agendas institucionais e participa de reunião do Conselho Deliberativo da CONAMP

20/08/2025
/arquivos/artigo2
Loading...
Notícias

Em artigo na Zero Hora, Luciana Cano Casarotto alerta para o combate ao feminicídio

18/08/2025
/arquivos/Capa
Loading...

Porto Alegre sedia pela primeira vez a Semana do Ministério Público, com foco nos 40 anos da Lei da Ação Civil Pública

15/08/2025
/arquivos/WhatsApp Image 2025-08-14 at 11.33.02
Loading...
Notícias

Presidente da AMP/RS destaca 40 anos da Lei da Ação Civil Pública e desafios do MP em entrevistas à imprensa

14/08/2025