São Borja recebe quarta edição da Semana do Ministério Público
Conhecida como a Terra dos Presidentes, São Borja sediará a quarta edição da Semana do Ministério Público no município, nos dias 17 e 18 de março. O tradicional evento promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) ocorrerá no campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e reunirá membros do MP, estudantes e comunidade em dois dias de debates e troca de conhecimento. O calendário de atividades foi aberto em Torres, na semana passada, e São Borja será a segunda parada da programação em 2026.
Realizada desde 1984, a Semana do Ministério Público é hoje um dos mais relevantes fóruns jurídicos do Rio Grande do Sul. A iniciativa promove diálogo entre Ministério Público, universidades e sociedade, ampliando o debate sobre cidadania, direitos fundamentais e a atuação constitucional da Instituição
A programação em São Borja contará com dois painéis principais. No dia 17 de março, às 19h, o procurador-Geral de Justiça Alexandre Saltz abordará o tema “Os desafios do Ministério Público na sociedade atual”. Já no dia 18 de março, também às 19h, o promotor de Justiça Marcio Abreu Ferreira da Cunha, do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE/MPRS), apresentará o Projeto S!n@!s – Identificação precoce de sinais de risco e prevenção da violência extrema.
Para o presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, a realização do evento reforça a importância da aproximação institucional com a sociedade e com o meio acadêmico. “Levar a Semana do Ministério Público às universidades é fortalecer o diálogo com estudantes e com a comunidade, estimulando reflexão sobre o papel da Instituição na defesa dos direitos e da cidadania”, afirmou.
A promotora de Justiça Laís Saboia Souto, responsável pela organização local, destacou a relevância da iniciativa para a região das Missões. “O povo da fronteira do Pampa gaúcho é tão relevante para a história do nosso país que já a modificou e amarrou seu cavalo no Obelisco! Assim, ficamos honrados em receber mais uma vez a Semana do Ministério Público”, destacou.
Semana do MP – São Borja 2026
Local: Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Rua Monsenhor Patrício Petit Jean, nº 3295, Bairro do Passo, São Borja
17 de março
19h – Painel com Alexandre Saltz, procurador-geral de Justiça
Tema: Os desafios do Ministério Público na sociedade atual
18 de março
19h – Palestra com Marcio Abreu Ferreira da Cunha, promotor de Justiça do NUPVE/MPRS
Tema: Projeto S!n@!s – Identificação precoce de sinais de risco e prevenção da violência extrema