Reunião de Diretoria Ampla debate pautas institucionais, legislativas e defesa de jubilados
Nesta sexta-feira, 4 de julho, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) realizou mais uma edição da reunião mensal da Diretoria Ampla, em formato híbrido, na Sede Administrativa da entidade, em Porto Alegre. O encontro, conduzido pelo presidente Fernando Andrade Alves, reuniu mais de 120 associados e teve como foco assuntos de interesse da carreira.
Entre os temas debatidos estiveram atualizações sobre pautas institucionais acompanhadas junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), cuja sessão contou com a presença da Diretoria Executiva na semana anterior. Também foram apresentados os avanços de pleitos legislativos em andamento na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, com potencial impacto para a carreira do Ministério Público.
A reunião também abordou questões voltadas a membros inativos, incluindo o encontro recente com a Administração Superior para tratar de demandas relacionadas à paridade de jubilados e pensionistas. Na ocasião, foi destacada a reativação da sala da AMP/RS no Palácio do Ministério Público, destinada a atender procuradores aposentados e pensionistas, facilitando o acesso a informações e esclarecimentos sobre direitos e prerrogativas.
Além das pautas institucionais, o encontro contou com a apresentação de uma parceria com uma empresa de consultoria e apoio financeiro, que passará a oferecer capacitações e palestras sobre planejamento patrimonial, sucessório, educação financeira e novas formas de contratos, como contratos de namoro.
O calendário de eventos da entidade também foi tema da reunião, com destaque para o XXVI Congresso Nacional do Ministério Público, que será realizado de 11 a 14 de novembro de 2025, em Brasília.
Participaram ainda o vice-presidente Administrativo e Financeiro, Henrique Rech Neto; a vice-presidente de Núcleos, Luciana Cano Casarotto; o vice-presidente de Valorização Funcional, Reginaldo Freitas da Silva; a vice-presidente de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira; a vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Julia Ilenir Martins; além da secretária-geral, Maria Cristina Moreira de Oliveira.

