Preservando a Memória: AMP/RS homenageia o procurador jubilado Thales Nilo Trein
Natural de Porto Alegre, o procurador de Justiça jubilado Thales Nilo Trein faleceu aos 72 anos, no último dia 6 de agosto, deixando uma trajetória significativa no Ministério Público do Rio Grande do Sul. Ingressou na Instituição em julho de 1983, aprovado em concurso para a 1ª entrância, e foi empossado como Promotor de Justiça em 2 de agosto daquele ano. Sua primeira atuação ocorreu na comarca de Marau. Também trabalhou nas promotorias de Taquari e São Gabriel. Em 1989, foi promovido, por merecimento, para a entrância final.
Exerceu a função de Promotor-Corregedor entre 1990 e 1992. Atuou, ainda, na Promotoria de Justiça junto à 8ª Vara Criminal de Porto Alegre e, posteriormente, na 4ª Promotoria de Justiça junto à 2ª Vara do Júri da Capital. Assumiu, depois, a 1ª Promotoria de Justiça da 2ª Vara do Júri de Porto Alegre. Também desempenhou funções na 1ª Zona Eleitoral de Porto Alegre.
Em 1996, lançou o livro Júri: As linguagens praticadas no plenário – a oratória, os gestos e uma nova comunicação, com 240 páginas.
A AMP/RS reconhece e agradece a valiosa contribuição do procurador jubilado ao Ministério Público gaúcho, manifestando suas condolências aos familiares e amigos. Seu legado permanece como um exemplo de comprometimento institucional e dedicação à Justiça.

