Menu de serviços
Tipo:
Notícias

FACE-RS denuncia escalada dos casos de feminicídio e cobra reação imediata no RS

AMP/RS integra e apoia manifesto que alerta para a violência sistemática contra mulheres
27/01/2026 Atualizada em 28/01/2026 14:53:13
Compartilhe:
NOTA OFICIAL

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), como integrante da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FACE RS), assinou e divulgou, em conjunto com as demais entidades, manifesto público de repúdio e profunda preocupação diante do avanço dos casos de feminicídio no Estado. A manifestação foi publicada nas redes sociais na terça-feira, 27 de janeiro.


Em 2026, apenas nos primeiros 27 dias do ano, dez mulheres foram vítimas de feminicídio no Rio Grande do Sul, evidenciando um cenário que exige resposta imediata e articulada das instituições e da sociedade.


Ao integrar a manifestação conjunta da FACE RS, a AMP/RS reforça seu compromisso com o enfrentamento à violência de gênero e com a defesa da vida das mulheres, destacando que o feminicídio não é um fato isolado, mas uma violência estrutural que demanda ações concretas e prioridade absoluta nas políticas públicas.


Confira a nota oficial


As entidades que compõem a FACE RS manifestam profunda indignação, dor e preocupação diante do alarmante número de feminicídios registrados no Rio Grande do Sul em 2026. Em apenas 27 dias, dez mulheres tiveram suas vidas interrompidas de forma brutal. Dez histórias silenciadas. Dez famílias destruídas. Dez crimes que escancaram uma realidade que o Estado e a sociedade não podem mais naturalizar nem tolerar.


Não se trata de episódios isolados, nem de tragédias inevitáveis. Trata-se de uma violência sistemática, alimentada por desigualdades de gênero e que necessita de ações afirmativas e uma resposta rápida. Quando a sociedade se cala, o agressor se sente autorizado.


A FACE RS reafirma que o enfrentamento ao feminicídio exige prioridade absoluta. É uma crise social que compromete o presente e o futuro de toda a sociedade. Cada vida perdida representa uma derrota para todos nós.


Diante desse cenário, a FACE RS manifesta o seu compromisso efetivo com ações concretas que estiverem ao alcance das entidades que a integram. Não podemos aceitar que mulheres continuem morrendo por serem mulheres. Enquanto houver uma mulher em risco, nossa voz seguirá firme. O Rio Grande do Sul precisa reagir. Agora.

Últimas notícias
/arquivos/WhatsApp Image 2026-01-28 at 12.37.20
Loading...
Notícias

CNMP aprova permuta nacional em sessão acompanhada pela AMP/RS

28/01/2026
/arquivos/Capa
Loading...
Notícias

AMP/RS acompanha abertura dos trabalhos do CNMP em 2026

27/01/2026
/arquivos/NOTA OFICIAL -V1
Loading...
Notícias

AMP/RS repudia ataques contra a promotora Carolina Zimmer em nota à imprensa

23/01/2026
/arquivos/WhatsApp Image 2026-01-23 at 12.48.24
Loading...
Notícias

Em artigo em ZH, Luciana Casarotto alerta para o aumento de feminicídios no RS

23/01/2026