Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Ministério Público e Direitos Humanos

Cidadania
24/01/2005 Atualizada em 21/07/2023 11:02:33
Compartilhe:

Em solenidade presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, foi aberto nesta manhã de segunda-feira, 24 de janeiro, o 1º Encontro Nacional do Ministério Público e Direitos Humanos, no auditório da Assembléia Legislativa do Estado.A Conferencista do dia foi do Dr. Boaventura de Souza Santos, e professor titular da Universidade de Coimbra, com a participação de Roger Raupp Rios, Juiz Federal e Doutor pela UFRGS, Paulo Carbonari, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, e Flávia Piovesan, Doutora em Direito Constitucional e Professora de Direitos Humanos (PUC-SP), com painelistas. A Associação do Ministério Público esteve representada pelo presidente Carlos Otaviano.


 


Na opinião do professor Boaventura, “o papel do Ministério Público, principalmente na defesa dos direitos humanos, é fundamental e muito importante para as sociedades democráticas, e suas ações o tornam uma instituição polêmica", constituindo-se “um erro grave de alguns países tentarem tirar a autonomia e independência da Instituição".


 


O evento, que tem como tema central "O Ministério Público como Instrumento de Proteção, Promoção e Defesa dos Direitos Humanos", segue nesta segunda e terça-feira, no auditório da Escola Superior do Ministério Público.


 


Além da Escola Superior do Ministério Público, são organizadores a Escola Superior do Ministério Público da União e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG). O evento tem apoio do Ministério Público gaúcho, do Ministério Público da União, do Colégio de Diretores de Escolas do Ministério Público e da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul.


 


 

Últimas notícias
/arquivos/38271-SEMANA-DO-MP-NA-FMP-2025_banner-site
Loading...

Porto Alegre sedia pela primeira vez a Semana do Ministério Público, com foco nos 40 anos da Lei da Ação Civil Pública

15/08/2025
/arquivos/WhatsApp Image 2025-08-14 at 11.33.02
Loading...
Notícias

Presidente da AMP/RS destaca 40 anos da Lei da Ação Civil Pública e desafios do MP em entrevistas à imprensa

14/08/2025
/arquivos/AMP (3)
Loading...

Retratos do Passado traz novos registros da história da AMP/RS

14/08/2025
/arquivos/DSC_9415
Loading...

Fábio Roque Sbardellotto é homenageado na galeria de ex-presidentes da FMP

14/08/2025