Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Maria de Fátima assume DPE

A defensora pública Maria de Fátima Záchia Paludo assumiu, na noite desta quarta-feira (3/5), a direção da Defensoria Pública do Estado (DPE). A solenidade de posse, realizada no Auditório Dante Barone, do Palácio Farroupilha, foi prestigiada pelo governador Germano Rigotto, pelo presidente do Legislativo, Fernando Záchia, e pelo presidente da Amprgs, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, e pelo procurador-geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira. Maria de Fátima, que presidia a Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adpergs), foi a mais votada em lista tríplice para substituir Luiz Alfredo Schütz no cargo de defensor-geral. Na foto, o governador Rigotto entre Maria de Fátima e o ex-defensor-geral Luiz Alfredo Schütz.
04/05/2006 Atualizada em 21/07/2023 10:59:13
Compartilhe:

A defensora pública Maria de Fátima Záchia Paludo assumiu, na noite desta quarta-feira (3/5), a direção da Defensoria Pública do Estado (DPE). A solenidade de posse, realizada no Auditório Dante Barone, do Palácio Farroupilha, foi prestigiada pelo governador Germano Rigotto, pelo presidente do Legislativo, Fernando Záchia,  pelo presidente da Amprgs, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, e pelo procurador-geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira. Maria de Fátima, que presidia a Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adpergs), foi a mais votada em lista tríplice para substituir Luiz Alfredo Schütz no cargo de defensor-geral.


No discurso de posse, ela defendeu a modernização do órgão e o incremento de recursos humanos e materiais. Também ressaltou que a incumbência da DPE é prestar orientação jurídica e promover a defesa dos necessitados. Schütz lembrou que a eleição de Maria de Fátima foi histórica, pois marca a autonomia do órgão. Anteriormente, o ocupante do cargo era escolhido pelo governador sem eleição. Agora, o mandato passa a ser de dois anos, com possibilidade de reeleição. Schütz recordou que, quando tomou posse, em 2003, a DPE possuía orçamento de R$ 30,2 milhões. "Para 2006, há uma previsão orçamentária de R$ 65,7 milhões", frisou.


Fonte: Jornal Correio do Povo (texto) e Itamar Aguiar, Palácio Piratini (foto)

Últimas notícias
/arquivos/artigo2
Loading...
Notícias

Luciana Cano Casarotto chama atenção para o feminicídio em artigo em Zero Hora

18/08/2025
/arquivos/Capa
Loading...

Porto Alegre sedia pela primeira vez a Semana do Ministério Público, com foco nos 40 anos da Lei da Ação Civil Pública

15/08/2025
/arquivos/WhatsApp Image 2025-08-14 at 11.33.02
Loading...
Notícias

Presidente da AMP/RS destaca 40 anos da Lei da Ação Civil Pública e desafios do MP em entrevistas à imprensa

14/08/2025
/arquivos/AMP (3)
Loading...

Retratos do Passado traz novos registros da história da AMP/RS

14/08/2025