Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Diretoria Executiva da AMP/RS participa da 2ª edição do Congresso CONAMP Mulher

Evento ocorre entre os dias 12 e 13 de junho em Brasília
12/06/2024 Atualizada em 25/06/2024 11:47:22
Compartilhe:
CONAMPMulher

A Diretoria Executiva da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) marcou presença na segunda edição do Congresso CONAMP Mulher, promovido pela Associação Nacional do Ministério Público (CONAMP), por meio da Comissão de Mulheres, realizado entre os dias 12 e 13 de junho, em Brasília. Sob o tema "Democracia sob a perspectiva de gênero”, o evento foi aberto pelo presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim.


Em nome da AMP/RS, participam do encontro nacional a vice-presidente de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira, a vice-presidente de Jubilados, Guacira Almeida Martins, e a vice-diretora do Departamento de Mulheres, Luciana Cano Casarotto. O congresso visa qualificar institucionalmente o Ministério Público e debater estratégias para um acolhimento de gênero mais justo e equânime entre todos os membros do MP nacional. Também estão presentes as promotoras gaúchas Júlia Flores Schütt, Paula Ataíde Athanásio e Priscilla Ramineli Leite Pereira. 


Durante o Congresso, as promotoras Karine e Luciana serão relatoras dos respectivos painéis: "Mulheres e violência política: uma escuta necessária" e "Novas tecnologias e o enfrentamento à violência política de gênero".


De acordo com Karine Camargo Teixeira, a presença da Associação gaúcha no encontro nacional é de suma importância, especialmente em razão do cenário adverso e desafiador imposto ao Rio Grande do Sul. "Representamos uma Associação composta por três diretoras, que reflete a busca por uma instituição mais justa e equânime entre seus membros. O CONAMP Mulher é um importante momento para a reflexão e para realizarmos um mapeamento visando à adoção de políticas afirmativas para a inclusão, o equilíbrio e o fomento à participação feminina nos espaços políticos e de liderança", ressalta.


A coordenadora da Comissão Nacional de Aposentados da CONAMP e vice-presidente de Jubilados da AMP/RS, Guacira Almeida Martins, destaca a importância de debater amplamente um tema tão pertinente para a categoria. "É muito gratificante participar de um congresso que realça a equidade de gênero no sistema de Justiça. Durante os painéis, teremos mais uma oportunidade para fortalecer e qualificar o trabalho realizado pelas promotoras de Justiça Brasil afora", enfatiza.


Para a vice-diretora do Departamento de Mulheres, Luciana Cano Casarotto, a presença da delegação gaúcha em Brasília sintetiza a força e resiliência do Estado após os impactos causados pelas cheias. "Participar do CONAMP Mulher é uma oportunidade ímpar. Apesar de todos os desafios enfrentados no Sul, a nossa presença demonstra a disposição de estarmos ainda mais presentes nos grandes debates que envolvem o MP brasileiro, reforçando sempre os espaços já conquistados pelas mulheres", reforça.


Acesse o site do CONAMP Mulher e confira a programação do evento





 

Últimas notícias
/arquivos/Memorial
Loading...
Notícias

Departamento do Memorial realiza reunião na sede da AMP/RS

17/07/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-07-16 at 14.30.02
Loading...
Notícias

AMP/RS prestigia lançamento do livro "GDI: Bastidores e Prática do Jornalismo Investigativo"

16/07/2024
/arquivos/Congresso do MP
Loading...
Notícias

Primeiro lote de inscrições para o XVI Congresso Estadual do Ministério Público termina nesta segunda-feira

15/07/2024
/arquivos/1a
Loading...
Notícias

Presidente da AMP/RS participa de ato que marca instalação da Frente Parlamentar pela extinção da dívida do Estado com a União

15/07/2024