Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Procurador de Justiça Carlos Eduardo Vieira da Cunha recebe Medalha do Mérito Farroupilha

A presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, e o vice administrativo e financeiro, João Ricardo Santos Tavares, representaram a entidade na entrega da honraria
12/12/2019 Atualizada em 21/07/2023 11:01:10
Compartilhe:
1576161518.jpg

Na noite desta quarta-feira, 11 de dezembro, autoridades, familiares e membros do Ministério Público compareceram à Assembleia Legislativa do Estado para a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao procurador de Justiça Carlos Eduardo Vieira da Cunha. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Gerson Burmann (PDT). Emocionado, Carlos Eduardo dedicou a honraria à mãe, à esposa e ao tio. Na solenidade, a presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, e o vice-presidente administrativo e financeiro, João Ricardo Santos Tavares, representaram a entidade. 



Criada em 1995, a Medalha do Mérito Farroupilha é a distinção máxima da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e destina-se a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social ou cultural do estado.



Sobre Carlos Eduardo Vieira da Cunha:



Nascido em 31 de março de 1960, em Cachoeira do Sul (RS), Carlos Eduardo Vieira da Cunha esboçava desde cedo perfil de liderança política. Aos 15 anos, na Capital, presidiu o grêmio estudantil do Colégio Anchieta. Aos 19, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - onde se formou em Direito - presidiu o Centro Acadêmico André da Rocha. A partir de 1981, influenciado pela liderança de Leonel Brizola, filiou-se ao PDT. Três anos mais tarde, elegeu-se como presidente da Juventude Socialista do PDT. Em 1986, ingressou como procurador no Ministério Público e foi eleito vereador de Porto Alegre por dois mandatos.



Como deputado estadual, eleito em 1994, assumiu o cargo por três períodos. No último deles, foi o relator da CPI da Segurança Pública e presidiu a Assembleia Legislativa gaúcha. Em 2006, Vieira da Cunha passa a ser deputado federal. Na Câmara Federal, liderou a bancada do PDT e foi presidente das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e de Seguridade Social e Família. Também exerceu a função de primeiro vice-presidente nacional do PDT, presidente do PDT de Porto Alegre e vice-presidente da organização Internacional Socialista.



Além disso, em 2014, concorreu ao cargo de governador do Estado e, convidado pelo eleito José Ivo Sartori, assumiu a Secretaria Estadual da Educação. Neste cargo, trabalhou até junho de 2016, quando reassumiu as funções de procurador de Justiça no MP.










vieira_da_cunha_1.jpegvieira_da_cunha_2.jpegvieira_da_cunha_3.jpeg

Últimas notícias
/arquivos/foto_capa_vacina
Loading...
Notícias

Drive-thru recebe associados e familiares para vacinação contra a gripe

19/04/2024
/arquivos/MUTUA_CAPA
Loading...
Notícias

Conselho Fiscal da Mútua se reúne na AMP/RS

19/04/2024
/arquivos/entrancia_canoas
Loading...
Notícias

AMP/RS prestigia ato de elevação de entrância da Promotoria de Canoas

19/04/2024
/arquivos/REVISTA RÉPLICA FOTO MATÉRIA
Loading...
Notícias

AMP/RS lança décima edição da Revista Réplica

18/04/2024