União Gaúcha celebra 20 anos de história e lutas em defesa da previdência e do serviço público
A União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG) celebrou, nesta sexta-feira, 9 de maio, seus 20 anos de fundação, em um evento marcado por homenagens, reflexões e reconhecimento às lideranças que contribuíram para a trajetória da entidade. A solenidade, que reuniu diversas autoridades, foi realizada no Palácio do Ministério Público, na Praça da Matriz, no Centro de Porto Alegre. A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) é uma das 20 entidades representativas que integram a União Gaúcha, representando as carreiras do funcionalismo público estadual.
“É um dia muito especial. Celebrar os 20 anos da União Gaúcha nos faz relembrar duas décadas de história, de lutas e enfrentamentos em defesa do servidor público gaúcho, seja na previdência, na saúde ou na boa gestão do erário. Que essa união continue frutificando, transformando grandes batalhas em grandes vitórias. Que venham mais 20, mais 40 anos dessa trajetória coletiva em prol do serviço público”, destacou o presidente da AMP/RS e presidente da União Gaúcha, Fernando Andrade Alves.
A programação contou com a palestra do ex-governador Jair Soares, que abordou os desafios da gestão previdenciária no Brasil. Em sua fala, Jair destacou que, desde a criação do sistema previdenciário, em 1923, recursos originalmente destinados ao pagamento de benefícios foram, em diversas ocasiões, desviados para outras finalidades, como a construção da cidade de Brasília. “Não é juridicamente nem economicamente correto afirmar que a Previdência Social pública é deficitária, uma vez que seus recursos foram sistematicamente drenados para outros fins que não o pagamento das despesas previdenciárias previstas na Constituição Federal”, alertou.
O evento também prestou homenagem aos ex-presidentes da União Gaúcha, que receberam reconhecimento ao final da solenidade. Entre eles, a desembargadora Denise de Oliveira Cézar, que relembrou momentos marcantes da história da entidade e fatos relevantes de sua gestão à frente da instituição. Também foram realizadas homenagens póstumas a Paulo Leal e Aymoré Roque Pottes de Mello, personalidades que contribuíram de forma decisiva para o fortalecimento da União Gaúcha.
A promotora de Justiça Roberta Brenner de Morais também foi homenageada, em reconhecimento à sua atuação firme e qualificada na investigação e apuração de irregularidades no IPE Saúde, sendo destacada como uma importante voz jurídica na defesa da transparência e da legalidade na gestão do instituto.
Presente na solenidade, o presidente do IPE Saúde, Paulo Oppermann, reforçou a liderança da União Gaúcha na defesa dos servidores públicos e dos segurados do Instituto de Previdência. “A parceria com a UG tem gerado frutos importantes, permitindo que a gestão do IPE execute as medidas necessárias para o equilíbrio das despesas e a adequação do custeio”, afirmou.
A celebração dos 20 anos da União Gaúcha reafirmou o compromisso da entidade com a defesa da previdência social pública e dos direitos dos servidores gaúchos, consolidando sua trajetória de lutas em prol de um serviço público de qualidade e da proteção social no Rio Grande do Sul.