Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Segurança Alimentar e Combate à Criminalidade foram abordados em evento acadêmico

<!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:TrackMoves/> <w:TrackFormatting/> <w:DoNotShowRevisions/> <w:DoNotPrintRevisions/> <w:DoNotShowMarkup/> <w:DoNotShowComments/> <w:DoNotShowInsertionsAndDeletions/> <w:DoNotShowPropertyChanges/> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:DoNotPromoteQF/> <w:LidThemeOther>PT-BR</w:LidThemeOther> <w:LidThemeAsian>X-NONE</w:LidThemeAsian> <w:LidThemeComplexScript>X-NONE</w:LidThemeComplexScript> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> <w:SplitPgBreakAndParaMark/> <w:DontVertAlignCellWithSp/> <w:DontBreakConstrainedForcedTables/> <w:DontVertAlignInTxbx/> <w:Word11KerningPairs/> <w:CachedColBalance/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> <m:mathPr> <m:mathFont m:val="Cambria Math"/> <m:brkBin m:val="before"/> <m:brkBinSub m:val="&#45;-"/> <m:smallFrac m:val="off"/> <m:dispDef/> <m:lMargin m:val="0"/> <m:rMargin m:val="0"/> <m:defJc m:val="centerGroup"/> <m:wrapIndent m:val="1440"/> <m:intLim m:val="subSup"/> <m:naryLim m:val="undOvr"/> </m:mathPr></w:WordDocument> </xml><![endif]--> <p class="MsoNormal"> O salão de atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Erechim, ficou lotado de estudantes de Direito para assistir às palestras ministradas por membros do Ministério Público durante a IV Semana do MP de Erechim. Promovida pela AMP/RS, em parceria com a Fundação do Ministério Público e a URI, a atividade aconteceu durante os dias 4 e 5 de setembro e teve, como temas de palestras, “Ministério Público e Segurança Alimentar”, com a promotora de Justiça Caroline Vaz, no primeiro dia, e “Bandidolatria e Democídio”, com o promotor de Justiça Diego Pessi, no segundo dia. </p>
05/09/2017 Atualizada em 21/07/2023 10:59:12
Compartilhe:
1504722958.jpg


O salão de atos da Universidade Regional Integrada do Alto
Uruguai e das Missões (URI), em Erechim, ficou lotado de estudantes de Direito para
assistir às palestras ministradas por membros do Ministério Público durante a
IV Semana do MP de Erechim. Promovida pela AMP/RS, em parceria com a Fundação
do Ministério Público e a URI, a atividade aconteceu durante os dias 4 e 5 de
setembro e teve, como temas de palestras, “Ministério Público e Segurança Alimentar”,
com a promotora de Justiça Caroline Vaz, no primeiro dia, e “Bandidolatria e
Democídio”, com o promotor de Justiça Diego Pessi, no segundo dia.



Segurança Alimentar



dsc_1580reduzida.gifNa noite do dia 4, os alunos foram apresentados a definições
e conceitos adotados no Brasil e no mundo sobre o que é alimento seguro.
Caroline Vaz falou da atuação do Ministério Público em defesa do consumidor,
apresentando as ações e as operações força-tarefa de segurança alimentar protagonizadas
pela instituição. “O Ministério Público possui um Grupo de Combate ao Crime
Organizado (GAECO) Segurança Alimentar que atua nas investigações dos crimes relacionados
à produção de alimentos”, contou a promotora, apresentando fotos e resultados
das ações. Ela apresentou os seguintes canais de orientação e denúncia: http://segurancaalimentar.mprs.mp.br/
e https://www.facebook.com/segurancaalimentarrs/.
 Também divulgou a hashtag
#antesdecomermelhorsaber para que os internautas possam localizar as
informações sobre segurança alimentar divulgadas pelo MP.



Bandidolatria e Democídio



O segundo dia de palestras foi dedicado ao tema criminalidade. O promotor de Justiça Diego Pessi, autor do livro “Bandidolatria e Democídio” - escrito em parceria com o também promotor de Justiça Leonardo Jardim de Souza – apresentou dados e estatísticas relacionadas à violência no País. “No Brasil, acontecem 60 mil homicídios por ano. A maior parte deles é responsabilidade do Estado, uma vez que os governos sucateiam o policiamento e o sistema prisional, fomentando a impunidade”, definiu o promotor. Para ele, a inexistência do policiamento ostensivo, a política de desencarceramento e medidas como a proposição da legalização do consumo de drogas acarretam na baixa resolutividade dos casos de violência.



Pessi provocou a reflexão ao afirmar que, ao mesmo tempo em que o Estado sucateia o aparato policial e o sistema prisional, ele denuncia e acusa a polícia como ineficiente e corrupta. “A solução apresentada pelo Governo para diminuir os índices de violência no País é o desarmamento da população civil, em contrapartida à sua absoluta inércia diante do narcotráfico. Ou seja, além de não oferecer uma segurança pública eficiente, o Estado retira o direito de autodefesa do cidadão”, avaliou Diego Pessi apontando vários estudos que dizem que o armamento civil significa a diminuição da criminalidade, inclusive para casos de homicídio e violência sexual.



O livro “Bandidolatria e Democídio”, de Diego Pessi e Leonardo Jardim de Souza, teve sua primeira edição esgotada e a segunda edição deve sair em breve. Pré-vendas nas Livrarias Cultura.



Últimas notícias
/arquivos/Capa
Loading...

MP dá posse a 10 novos Procuradores de Justiça, renova Conselho Superior e reforça áreas estratégicas, em evento prestigiado pela AMP/RS

10/07/2025
/arquivos/amp
Loading...

AMP/RS inicia atendimento no Palácio do MP para oferecer suporte a jubilados e pensionistas

09/07/2025
/arquivos/DSC_7935
Loading...

AMP/RS apoia entrega de equipamentos a instituições de acolhimento

09/07/2025
/arquivos/AMP (1)
Loading...

Jair Soares e Omar Ferri dialogam com a AMP/RS sobre cenário político e jurídico

09/07/2025