Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Novo presidente toma posse prometendo defesa incondicional das prerrogativas do Ministério Público

<br /> <p> “Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado”. Com este pensamento de William Shakespeare o novo presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, iniciou seu discurso declarando ser o momento da posse a realização de um sonho. O promotor de justiça tomou posse nesta sexta-feira, 12 de dezembro, na sede do MP/RS, em Porto Alegre, junto com sua diretoria e Conselho de Representantes.<br />   </p>
12/12/2008 Atualizada em 21/07/2023 10:57:37
Compartilhe:
1229122863.jpg





“Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado”. Com este pensamento de William Shakespeare o novo presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, iniciou seu discurso declarando ser o momento da posse a realização de um sonho.



O promotor de justiça tomou posse nesta sexta-feira, 12 de dezembro, junto com sua diretoria e integrantes do Conselho de Representantes. Dornelles irá substituir no cargo o promotor de justiça, Miguel Bandeira Pereira. O grupo foi eleito para o biênio 2008/2010.





Marcelo Dornelles garantiu que uma de suas prioridades será a defesa incondicional das prerrogativas constitucionais do Ministério Público. “A AMP continuará sendo permanentemente vigilante quanto a quaisquer ataques ou tentativas de relativização de nossa independência. Temos dito em várias ocasiões e agora repetimos, atacar o Ministério Público é atacar a democracia e a própria cidadania”.





O procurador-geral de justiça, Mauro Renner, destacou em seu pronunciamento a responsabilidade do novo presidente da Associação. “Tens o compromisso de comandar os rumos da Associação em um tempo de novas conquistas”. Segundo ele, o futuro pertence aqueles que acreditam nos seus sonhos. “O Marcelo acreditou no seu sonho e nós acreditamos no Marcelo”, concluiu.     





A posse ocorreu no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, sede do MP/RS em Porto Alegre, e contou com a presença de autoridades do Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública. O presidente da Associação do Ministério Público de Santa Catarina, Rui Carlos Kolb Scheifler esteve no evento representando a Conamp. Também estiveram presentes os presidentes e representantes de entidades de classe da área jurídica.





Os vice-presidentes

Tomaram posse como novos vice-presidentes da AMP/RS, Mauro Luís Silva de Souza (vice-presidente Administrativo e Financeiro), Maurício Trevisan (vice-presidente de Núcleos), Julia Ilenir Martins (vice-presidente Social) e Antonio Carlos Paiva Hornung (vice-presidente de Aposentados). Para o Conselho Representantes, como titulares, foram empossados Dejalma Aparecido da Silva, Odir Odilon Pinto da Silva, Janor Lerch Duarte, Nilson Ubirajara da Rosa Pacheco e Vercilei Lino Serena. São suplentes Rodolfo Lippel, Sérgio Luiz Nasi e Ximena Cardozo Ferreira.



Biografia

Natural de Porto Alegre, Marcelo Dornelles, 40 anos, dois filhos, ingressou no Ministério Público em 1996, tendo atuado nas Promotorias de Justiça de Tupanciretã e Cruz Alta. Removido para Canoas em 2001, foi coordenador das Promotorias do município. Em Porto Alegre, exerceu suas funções junto ao Juizado Especial Criminal da Restinga e como promotor-assessor na Assessoria Jurídica da Procuradoria-Geral de Justiça – Procuradoria de Prefeitos.





Na capital, também atuou como promotor substituto nas Promotorias Cível do Foro Regional de Petrópolis, Criminal do For Regional do 4º Distrito, Acidentes de Trânsito, Infância e Juventude e Direitos Humanos. Em Julho de 2008, classificou-se na Promotoria de Justiça de Plantão.





Especialista e Mestre em Direito, é coordenador da área de Direito Processual e Penal da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e professor de Direito Penal e Direito Processual Penal. Também é professor na Escola Superior da Magistratura (Ajuris) e na Unisinos. É co-autor de dois livros: Juizados Especiais Criminais – Lei 9.009/95, Comentários e Críticas ao Modelo Consensual Penal/2006 e Lei de Drogas – Aspectos Polêmicos à Luz da Dogmática Penal e da Política Criminal/2008, ambos publicados pela Livraria do Advogado. Na AMP/RS, foi Assessor Especial da Presidência na gestão 2001/02 e diretor de Esportes na gestão 2003/04.



marcelo_dentro.jpg 



































diretoria.jpg



































Vice-presidentes tomaram posse na solenidade desta sexta-feira, 12 de dezembro.



mauro_dentro.jpg 



































Procurador-geral ressaltou a importância da Associação em seu discurso.


Últimas notícias
/arquivos/95a4069e0749b7f0762b581653c43c1086b592d0
Loading...

Confirmações para palestra sobre proteção patrimonial na AMP/RS entram na reta final

11/07/2025
/arquivos/WhatsApp Image 2025-07-11 at 09.33.59
Loading...

Memorial da AMP/RS destaca trajetória do promotor Solon Loureiro Filho

11/07/2025
/arquivos/33
Loading...

Retratos do Passado traz novos registros da história da AMP/RS

11/07/2025
/arquivos/DSC_8156
Loading...
Notícias

Ato solene marca a despedida de Voltaire de Lima Moraes do TJRS, com presença da AMP/RS

11/07/2025