Tipo:
Notícias
Marcelo Dornelles destaca prioridades do MP no Tá na Mesa, da Federasul
O procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, foi o palestrante da
reunião-almoço Tá na Mesa desta quarta-feira (12), na Federasul, em
Porto Alegre. Ao falar das iniciativas já implementadas na redução de
despesas e investimentos do Ministério Público, como contribuição da
instituição ao enfrentamento da crise financeira do Estado. A presidente
em exercício da AMP/RS, Martha Beltrame; os vices Andréa Almeida Machado, João Ricardo Santos
Tavares e Nilson Ubirajara da Rosa Pacheco e o assessor especial Antônio
Carlos Paiva Hornung prestigiaram o evento.
O procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, foi o palestrante da reunião-almoço Tá na Mesa desta quarta-feira (12), na Federasul, em Porto Alegre. Ao falar das iniciativas já implementadas na redução de despesas e investimentos do Ministério Público, como contribuição da instituição ao enfrentamento da crise financeira do Estado. A presidente em exercício da AMP/RS, Martha Beltrame; os vices Andréa Almeida Machado, João Ricardo Santos Tavares e Nilson Ubirajara da Rosa Pacheco, a assessora legislativa da entidade, Letícia Viterbo Ilges; e o assessor especial Antônio Carlos Paiva Hornung prestigiaram o evento.
Durante a palestra, Dornelles garantiu, ainda, que não executará nenhum projeto ou obra que gere despesas e destacou resultados oriundos de investimentos na área de gestão. “O Ministério Público já vinha se preparando e investindo em processo para redução e otimização de custos”, garantiu Dornelles. De acordo com ele, através de uma parceria como PGQP foram implementadas ações administrativas que resultaram em uma economia de R$ 8 milhões.

COMBATE À CORRUPÇÃO
Ao tratar dos projetos estratégicos de sua gestão, Marcelo Dornelles falou sobre os esforços que serão empregados em ações de combate à sonegação fiscal e à corrupção. “Exemplo disso, é o que iremos fazer, em parceria com os demais órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas e a Receita Estadual, para reduzir o tempo entre a identificação de irregularidades em contratações públicas e a comunicação destes fatos ao MP. Assim poderemos atuar em tempo real, utilizando instrumentos disponíveis ao Ministério Público para investigações deste porte”, revelou Dornelles. De acordo com ele, esta alteração é fundamental e contribuirá para ampliar o montante de dinheiro mal havido que é devolvido aos cofres públicos.
REFORMA ELEITORAL
O chefe do MP também defendeu a reforma eleitoral que, segundo ele, é um importante foco de corrupção. “É nas campanhas eleitorais que a corrupção se inicia, lá é a origem”, declarou. Para Dornelles é preciso simplificar as campanhas políticas, acabar com contribuições empresariais, estabelecendo limites de gastos e garantindo que o acesso ao eleitor ocorra através dos meios de comunicação, que são concessões públicas.
FISCALIZAÇÃO NOS MUNICÍPIOS
Fruto de tensões e reclamações recorrentes de Prefeitos, a presença vigilante dos Promotores de Justiça nos municípios também foi tema enfrentado pelo Procurador-Geral de Justiça em sua palestra na Federasul. “Nós não fizemos as leis, mas ao serem aprovadas, resultando em políticas públicas, é nosso dever garantir o seu cumprimento. Assim, neste caso, o erro está em permitir que o legislador aprove leis sem estabelecer a fonte financiadora. Precisamos acabar com esta prática”, afirmou Dornelles arrancando mais uma vez aplauso do público presente.
PRESENÇAS

Últimas notícias

Loading...

Loading...