Tipo:
Notícias
Entidade participa de evento sobre segurança pública em Campo Bom
O agravamento da crise da segurança pública foi tema do I Seminário do
Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) de Campo Bom, realizado na
Câmara de Vereadores local, na manhã desta sexta-feira (26). O encontro
reuniu parlamentares, empresários, agentes da segurança e representantes
do Ministério Público, do Judiciário, de organizações
não-governamentais e da comunidade. Representando a AMP/RS, o presidente Sérgio Harris participou da mesa de
abertura do evento, também prestigiado pela vice-presidente da
entidade, Martha Beltrame.
O agravamento da crise da segurança pública foi tema do I Seminário do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) de Campo Bom, realizado na Câmara de Vereadores local, na manhã desta sexta-feira (26). O encontro teve como anfitriã a presidente do Consepro municipal, Celene Thöen, e reuniu parlamentares, empresários, agentes da segurança e representantes do Ministério Público, do Judiciário, de organizações não-governamentais e da comunidade.
Representando a AMP/RS, o presidente Sérgio Harris participou da mesa de abertura do evento, também prestigiado pela vice-presidente da entidade, Martha Beltrame, e pelos colegas Luciano Vaccaro, diretor do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim) do MP gaúcho, Ivanda Grapiglia Valiati e Letícia Pacheco de Sá, promotoras da Comarca de Campo Bom, e Luciano Winck Gallicchio, da Comarca de Novo Hamburgo.
UNIÃO PARA COMBATE AO CRIME

Já o prefeito de Campo Bom, Faisal Karam, destacou índices alarmantes da criminalidade do Vale do Sinos e cobrou ações governamentais. “A região tem 85% dos crimes do Estado, segundo a Secretaria de Segurança Pública, e das 19 cidades mais violentas, 15 estão entre a Região Metropolitana e do Vale do Sinos. Várias ações foram feitas, mas poucas deram resultado, pois de nada adianta investir em inteligência, se não tivermos efetivo policial”, opinou. O prefeito lembrou ainda que a administração está arcando com o projeto de cercamento eletrônico do presídio local, e cobrou mais ação do Estado, “pois o município tem feito muito dentro do limite orçamentário”.
AÇÕES INSTITUCIONAIS E ASSOCIATIVAS

Adilson Frá, presidente da Federação dos Conselhos Pró-Segurança Pública do Rio Grande do Sul (Feconsepro-RS), encerrou as manifestações da abertura, destacando a importância do apoio do MP aos Consepros. “O MP é o maior colaborador dos Consepros. A crise está em curso, e temos é de pensar em construir presídios”, concluiu. O encontro contou ainda com participação do deputado estadual Marcel Van Hattem (PP), e palestra sobre o sistema carcerário, a cargo do juiz Carlos Fernando Noschang e da presidente do Movimento #PAZ, Andréa Schneider, que defenderam execuções penais focadas no cárcere fechado e sem benefícios aos presos e incentivaram a sociedade a cobrar dos governos soluções efetivas para a crise da segurança.
Últimas notícias