Menu de serviços
Tipo:
Notícias

CNMP aprova regras para atividade <br> político-partidária de membros do MP

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) definiu as normas para a atividade político-partidária de membros do MP e para o afastamento para o exercício de cargos no Executivo. De acordo com a decisão do Conselho, a proibição do exercício de atividade político-partidária só vale para quem entrou no MP depois da promulgação da Emenda Constitucional nº 45, a Reforma do Judiciário, de dezembro de 2004. Para quem entrou na carreira antes disso, o exercício da atividade político-partidária é permitido.
21/03/2006 Atualizada em 21/07/2023 11:01:04
Compartilhe:

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) definiu as normas para a atividade político-partidária de membros do MP e para o afastamento para o exercício de cargos no Executivo. De acordo com a decisão do Conselho, a proibição do exercício de atividade político-partidária só vale para quem entrou no MP depois da promulgação da Emenda Constitucional nº 45, a Reforma do Judiciário, de dezembro de 2004. Para quem entrou na carreira antes disso, o exercício da atividade político-partidária é permitido.


O conselho também definiu as regras para afastamento de membros para exercício de cargos públicos em outros poderes. De acordo com a decisão do CNMP, o afastamento só é possível para os membros que entraram na carreira antes de promulgação da Constituição de 88 e que optaram pelo regime jurídico anterior (para membros do MPU, a possibilidade de opção está no artigo nº 281 da LC 45/93). Quem não fez a opção pelo regime anterior ou quem entrou depois de 1988 não pode exercer qualquer função pública, ainda que esteja em disponibilidade, salvo uma de magistério – como prevê o artigo 128 da Constituição. No caso dos membros dos MPs dos Estados, vale a mesma regra: membros submetidos ao regime criado pela Constituição de 88 não poderão exercer outro cargo público.

O CNMP deu prazo de 90 dias para que os membros que não preenchem as condições deixem os cargos públicos que ocupam. O prazo começa a contar a partir da publicação da resolução, o que deve acontecer nos próximos dias. A decisão sobre a questão do exercício de cargos públicos foi tomada nesta segunda-feira (20/3). Já a definição de regras para exercício da atividade político-partidária foi discutida em sessões anteriores.

Os conselheiros também decidiram arquivar o processo que investigava denúncias de possíveis irregularidades no concurso público para servidores do Ministério Público estadual do Ceará. Além disso, o CNMP também deferiu o pedido de afastamento parcial das funções de juiz do conselheiro Ricardo César Mandarino Barreto.


Fonte: Site do CNMP

Últimas notícias
/arquivos/.
Loading...
Notícias

Vivências no MP: Ministério Público na Rio-92, marco na defesa do meio ambiente

07/11/2025
/arquivos/DSC_2982[1]
Loading...
Notícias

Reunião de Diretoria Ampla da AMP/RS reforça diálogo sobre reforma administrativa e temas estratégicos

07/11/2025
/arquivos/WhatsApp Image 2025-11-06 at 10.35.43 (1)
Loading...
Notícias

2ª Semana do MP de Guaíba destaca atenção às vítimas e desafios da proteção ao consumidor em apostas

06/11/2025
/arquivos/Capa01
Loading...
Notícias

Em reunião-almoço, AMP/RS reforça diálogo e cooperação institucional com conselheiros do CNMP

06/11/2025