Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Diretoria Executiva recebe livro de Marcelo Tubino Vieira

Publicação apresenta a pesquisa desenvolvida pelo promotor de Justiça durante a pós-graduação em Neurociências e Comportamento
20/01/2021 Atualizada em 21/07/2023 11:00:50
Compartilhe:
1611175018.jpg
No final da manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, o promotor de Justiça Marcelo Tubino Vieira visitou o presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), João Ricardo Santos Tavares, e o vice-presidente de Núcleos, Fernando Andrade Alves, para entrega de seu primeiro livro, “Justiça e Neurociências: por que punir?”. O prefácio da publicação é de autoria do procurador de Justiça e Mestre em Direito Mauro Henrique Renner.



A obra trata de questões como a eficiência do sistema penal, a teoria da mente, a intuição, as causas da violência, o perfil criminoso e a visão econômica do crime, tudo sob a luz das neurociências.



Segundo o autor, o livro alinha os ensinamentos das neurociências com questionamentos que a Justiça Penal já faz há bastante tempo. O promotor destaca a premência de se conhecer o funcionamento do cérebro e, em consequência, dos possíveis diferentes comportamentos, a fim de detectar o ato criminoso.



“Estudar como o criminoso se porta em situações do contexto apresentado, as peculiaridades do comportamento desviante, as causas da conduta, ou seja, a experiência, são elementos inafastáveis do conhecimento. A visão sistêmica do papel da Justiça deve estar presente em todos os operadores do Direito”, avalia.



A obra pode ser adquirida pelo WhatsApp (51) 99608-1414, com Mariana. A versão digital está disponível nas plataformas: Google Livros e Amazon.



Sobre o autor:


Marcelo Tubino Vieira é promotor de Justiça desde 2002. Ao ingressar na carreira, passou pelas comarcas de Camaquã, Portão, Estância Velha, São Gabriel e Alvorada (Promotoria do Júri) e no Núcleo de Combate à Lavagem de Capitais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), órgão do Ministério Público. Atualmente, coordena o Núcleo de Inteligência do Ministério Público (NIMP) do Estado do Rio Grande do Sul.






livrodemarcelotubino.jpeg

Últimas notícias
/arquivos/sicredi
Loading...
Notícias

Sicredi MP realiza Assembleia Geral na AMP/RS

16/04/2024
/arquivos/AMP_0985 (2)
Loading...
Notícias

Departamento do Memorial da AMP/RS se reúne com Memorial do MPRS

16/04/2024
/arquivos/UG_FERNANDO
Loading...
Notícias

Fernando Alves conduz reunião híbrida da União Gaúcha

15/04/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-04-15 at 16.21.45 (2)
Loading...
Notícias

AMP/RS acompanha abertura do Encontro Estadual de Preparação às Eleições Municipais 2024

15/04/2024