Notícias AMPRS

Conheça os integrantes da nova Diretoria Executiva da AMP/RS

Publicado em 16-12-2020



A gestão 2020-2022 começou oficialmente na terça-feira, dia 15 de dezembro, com a posse do presidente João Ricardo Santos Tavares. Uma das principais marcas deste novo mandato, no entanto, já ficou evidente antes mesmo da cerimônia de posse realizada na sede do Ministério Público. É o trabalho em equipe, valor muito ressaltado pelo presidente e pela sua Diretoria Executiva e Conselho de Representantes ao longo da campanha que garantiu a maior votação já obtida por uma chapa em toda a história da AMP/RS. “Desde o início, nós trabalhamos com este pensamento de somar esforços. Foi assim ao longo da campanha, quando nos engajamos no contato com os colegas para conquistar a adesão do maior número possível de associados ao processo eleitoral. E não será diferente, agora, durante a nossa gestão”, afirma o presidente da AMP/RS.
A Diretoria Executiva que tomou posse nesta terça-feira é formada por André de Azevedo Coelho (vice-presidente Administrativo e Financeiro), Fernando Andrade Alves (vice-presidente de Núcleos), Karina Bussmann (vice-presidente Social), Cláudio Barros Silva (vice-presidente de Aposentados), Henrique Rech Neto (secretário) e Alessandra Moura Bastian da Cunha (tesoureira). Integram o Conselho de Representantes Paulo Emilio J. Barbosa, Miguel Bandeira Pereira, Carlos Eduardo Vieira da Cunha, Frederico Carlos Lang, Lisiane Villagrande Veríssimo da Fonseca e os suplentes Daniela Fistarol, Fernando Cesar Sgarbossa e Maristela Schneider.

Conheça a Diretoria Executiva


André de Azevedo Coelho, vice-presidente Administrativo e Financeiro
andre01.jpg
Ingressou no Ministério Público em 04/03/2004, tendo exercido suas funções nas Comarcas de Pedro Osório, Cruz Alta e Esteio. Foi coordenador no núcleo associativo de Cruz Alta e diretor de valorização funcional da AMP/RS, bem como secretário da entidade por duas gestões. Doutorando em Direito pela Universidade de Lisboa, atua, desde 2010, como professor de Direito Constitucional na FMP.

“O sentimento é de gratidão a todos os colegas que deram esse voto de confiança à nossa chapa e nos legitimaram para que possamos exercer da melhor forma possível o nosso trabalho. Na condição de vice-presidente Administrativo e Financeiro, além das questões administrativas inerentes à função, tenho o objetivo de exercer um trabalho autônomo e efetivamente preocupado com a tutela das garantias do Ministério Público e dos seus membros. A Associação deve manter uma postura firme e altiva, buscando sempre o melhor para o associado”.

Fernando Andrade Alves, vice-presidente de Núcleos
fernando02.jpg
Ingressou na carreira do Ministério Público em 06/01/2011, exercendo suas atribuições em Caçapava do Sul, São Borja, São Gabriel, Tramandaí e, atualmente, em Osório. Na AMP/RS, exerceu os cargos de coordenador do Núcleo do Litoral, tesoureiro e vice-presidente de Núcleos na gestão 2018-2020.

“Lutaremos incansavelmente pela valorização da carreira nos próximos dois anos, ouvindo as pretensões de todos, na incessante busca da satisfação das justas expectativas de todas as gerações da nossa classe”.

Karina Bussmann, vice-presidente Social
karina02.jpg
Ingressou na carreira em 19/08/2002, exercendo suas atribuições em Tramandaí e Viamão. Na AMP/RS, foi diretora social e vice-presidente Social na gestão 2018-2020.

“Para a próxima gestão, pretendemos trabalhar ainda mais a promoção de encontros presenciais e virtuais, uma vez que neles é que o associado se integra das discussões e da troca de ideias. Ressalto que a pasta social não se atém apenas à promoção de festas, mas persegue a máxima do fomento do sentimento de unidade entre todos os associados. Outro foco de trabalho será a ampliação e divulgação dos convênios, além da busca pela melhoria dos que já existem.. Almejamos ainda nos engajarmos em projetos que visem o bem-estar social e que sejam encabeçados por associados. À medida que os decretos sanitários permitirem, pretendemos, também, voltar a promover campeonatos na sede campestre com os tradicionais almoços, bem como temos o projeto de construção da cancha de beach tennis”.


Cláudio Barros Silva, vice-presidente de Aposentados
claudio02.jpg
Ingressou no Ministério Público em 06/04/1982, exercendo as suas atribuições em Ibirubá, Guaporé, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. É procurador de Justiça jubilado. Na AMP/RS, foi secretário e coordenador do Núcleo de Santa Cruz do Sul; diretor do Interior; diretor da Revista; vice-presidente e presidente. Também foi vice-presidente da CONAMP, subprocurador-geral, procurador-geral de Justiça e membro do Conselho Nacional do Ministério Público.
“Com muita honra, retorno a exercer um cargo eleito na nossa Associação, que completa oitenta anos de muitas lutas e conquistas. Ao lado de colegas que, sob a firme liderança de João Ricardo Santos Tavares, manifestam o propósito de dedicação às questões institucionais. Sinto-me à vontade para afirmar que todos somos um”.

Henrique Rech Neto, secretário
henrique02.jpg
Ingressou na carreira em 07/04/1998, exercendo suas atribuições em Itaqui, Farroupilha, Palmares do Sul, Nova Prata e atualmente em Lagoa Vermelha. Na AMP/RS, foi coordenador do Núcleo de Passo Fundo e assessor legislativo.

“O associado poderá contar com um trabalho forte e árduo em prol de procuradores e promotores de Justiça, ativos, inativos e pensionistas, tendo em vista o momento adverso que o Ministério Público está vivendo no país”.

Alessandra Moura Bastian da Cunha, tesoureira
alessandra02.jpg
Ingressou na carreira em 29/12/1998, exercendo suas atribuições em Arvorezinha, Alegrete, Canoas, São Leopoldo e, atualmente, em Caxias do Sul. Na AMP/RS, foi coordenadora do Núcleo da Fronteira Oeste.

“Como integrante dessa nova gestão, espero poder contribuir para o fortalecimento da sensação de pertencimento de cada um dos colegas ao quadro associativo, através de ações propositivas, que bem representem os anseios da classe e auxiliem em nossa legitimação junto à sociedade.”