Notícias AMPRS

Ministério Público do RS divulga finalistas de seu 22º Prêmio de Jornalismo

Publicado em 30-11-2020



Após a análise dos 42 trabalhos inscritos no 22º Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Rio Grande do Sul, os oito jurados, representantes das instituições parceiras e convidados, definiram os finalistas em cada uma das cinco categorias profissionais, que contemplam o Planejamento Estratégico, e uma voltada a estudantes universitários. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de entrega da premiação, no dia 10 de dezembro, em horário e local a ser divulgado.

Participaram da comissão julgadora, que se reuniu por videoconferência com a coordenadora do Gabinete de Comunicação do MPRS, Cristina Oliveira, nesta quinta-feira, o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Luiz Adolfo Lino de Souza; a representante do Sindicato dos Jornalistas do RS (Sindjors), Carla Seabra; a assessora de imprensa da Defensoria Pública Estadual Nicole Carvalho; o assessor de imprensa da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), Fernando Zanuzo; a coordenadora administrativa do Gabinete de Comunicação do MPRS, Samantha Hoffmeister Nassif; o assessor de comunicação do MPRS Marcelo Kervalt; o servidor do MP João Giglio Neves da Silva; e a representante da Associação do MP, Mariana Oselame, com a colaboração da jornalista Simone Ávila. A assessora de comunicação do MPRS Clarissa Eidelwein coordenou os trabalhos, com apoio das estagiárias de jornalismo Drysanna Espíndola e Rafaela Amaro.

Confira os finalistas:

Proteção Social


Geórgia Santos (Vós - Pessoas no Plural), com reportagem sobre o aumento da violência contra a mulher durante a pandemia da Covid-19 e a importância de campanhas para facilitar o acesso das vítimas aos canais de denúncia.

José Renato Ribeiro (Portal O Correio), que abordou a ação do MP contra um esquema fraudulento que atingia a cadeia produtiva do arroz no Estado.

Rodrigo Nascimento (Gazeta do Sul), que apresentou a atuação da Promotoria de Defesa Comunitária de Santa Cruz do Sul, que inverteu a lógica do atendimento durante a pandemia, priorizando os canais virtuais.

Segurança Pública

Carine Krüger (Agora no Vale), com reportagem que destaca projeto do MP que promoveu a reorganização da Força Tática da Brigada Militar na região de Lajeado.

Fabrício Falkowski (Correio do Povo), com uma série de reportagens sobre esquema que desviou milhões de reais do Sindicato dos Atletas Profissionais do RS.

Vitor Rosa (Rádio Gaúcha, Zero Hora, GZH e Diário Gaúcho), que acompanhou por 10 meses uma mãe que nunca se conformou com a conclusão das investigações sobre a morte do seu filho de 12 anos, que apontou suicídio, até a publicação da primeira reportagem da série.


Patrimônio Público


Eduardo Matos (Rádio Gaúcha e GZH), com série de reportagens sobre a investigação que desvendou uma organização criminosa que desviou pelo menos R$ 15 milhões da área da saúde pública no RS.

Fábio Schaffner (Zero Hora e GZH), com reportagem que mostra a ação do MP na defesa do patrimônio público, investigando prefeitos sob suspeita de desvio de recursos e crimes licitatórios.

Pedro Piccoli Garcia (Gazeta do Sul), que aborda os efeitos da 'Operação Feudalismo', em termos de combate a irregularidades no setor público de Santa Cruz do Sul, um ano após a sua deflagração.

Saúde e Educação

Anderson Aires (GZH), com reportagem sobre o projeto 'Alquimia 2', que restaurou e encaminhou celulares apreendidos na Penitenciária Modulada Estadual de Osório para alunos da rede pública de ensino do Litoral Norte.

Carine Krüger (Agora no Vale), que abordou a atuação do MP na pandemia, suspendendo a operação nos frigoríficos de Lajeado.

Gisele Borba (RBS), com reportagem sobre a lei aprovada que permite a antecipação da matrícula de crianças no Ensino Fundamental para cinco anos de idade.

Sustentabilidade

Bianca Renate Dilly (ABC - Grupo Sinos), que abordou o projeto de recuperação ambiental e instalação de parque em área degradada do município de Campo Bom.

Ed Moreira Wisniewski (O Informativo do Vale), com reportagem sobre o 'Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari'.

Monica Rossi (SBT), com reportagens que abordam a recuperação da mata ciliar e conscientiza a comunidade sobre importância da sua preservação.

Reportagem Universitária

Nayara Lopes de Souza e Maria Eduarda Porto Braga (Uniritter), com reportagem sobre a situação dos alojamentos de base dos clubes do RS.

Nicolle Züge Marazini, Isadora Smaniotto Garcia, Carolina Monego Lins Pastl e Camila Fontes Pessoa (UFRGS), que abordaram a atuação do MPRS em relação ao uso do 2,4-D no Estado.
Fonte: Ministério Público do Rio Grande do Sul