Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Câmara aprova Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (PLP 39/2020)

Projeto de Lei Complementar foi votado em sessão remota, nesta terça-feira, 5 de maio, após aprovação de requerimento de urgência na Câmara dos Deputados
06/05/2020 Atualizada em 21/07/2023 10:59:21
Compartilhe:
1588796288.jpg

O Projeto de Lei 39/2020, que trata da ajuda financeira para a restruturação das dívidas dos Estados e municípios em função da perda de arrecadação provocada pela pandemia do coronavírus, foi aprovado, na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 5 de maio. O texto substitui versão aprovada em abril pela Câmara (PLP 149/19) e retornará para análise dos senadores. Nesta quarta-feira, 6 de maio, a partir das 16h, eles decidirão se acatam ou não as mudanças propostas.





No último sábado, 2 de maio, o PLP 39/2020 tinha obtido aprovação por 79 votos favoráveis e um contrário, em sessão remota, no Senado Federal.



O deputado Pedro Paulo (DEM/RJ), relator da proposta na Câmara foi designado para proferir parecer em Plenário, em substituição à Comissão Especial, e apresentou seu relatório, favorável à matéria, com apenas duas emendas de redação. Em seu discurso, o deputado enfatizou o caráter de urgência do projeto. Na mesma linha, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, se posicionou a favor da aprovação do projeto sem alterações, e destacou a necessidade de sua aplicabilidade em curto prazo.





Os critérios de distribuição dos recursos entre os entes federativos foram pontos polêmicos do projeto, bem como o congelamento de salários do funcionalismo até 2022, excetuando servidores das áreas da saúde, segurança pública e das Forças Armadas. Neste último, os deputados aprovaram mudanças que ampliaram o rol de categorias que ficarão fora do congelamento de salários de servidores civis e militares previsto como contrapartida ao socorro financeiro.





A diretoria da AMP/RS acompanhou todo o trâmite da votação virtual do final de semana e a votação desta terça-feira. “Seguiremos acompanhando a análise final do projeto no Senado Federal que ocorrerá nesta quarta-feira”, destaca a presidente da AMP/RS, Martha Beltrame.






A Associação esteve mobilizada junto a CONAMP, a CNPG e demais representantes e chefias de Instituições e Poderes desde a aprovação do projeto pela Câmara dos Deputados, em abril.


Últimas notícias
/arquivos/capa congresso
Loading...
Notícias

AMP/RS participa do 22° Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

26/04/2024
/arquivos/FOTO1
Loading...
Notícias

Em Brasília, presidente da AMP/RS cumpre série de agendas

25/04/2024
/arquivos/capa corrida
Loading...
Notícias

Com apoio da AMP/RS, 4ª Corrida pela Adoção será realizada em 25 de maio na Capital

25/04/2024
/arquivos/capa correto
Loading...
Notícias

Romance "Todos os caminhos levam ao mar" pauta encontro do Grupo Literário

25/04/2024