Menu de serviços
Tipo:
Notícias

AMP/RS apoia ação no STF contra Lei de Abuso de Autoridade

Nesta quarta-feira, 9 de outubro, a Conamp, em conjunto com outras entidades de classe, protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade
10/10/2019 Atualizada em 21/07/2023 10:58:36
Compartilhe:
1570744234.jpg

A AMP/RS se une à iniciativa da CONAMP e entidades de procuradores e magistrados que compõe a FRENTAS e que ajuizaram ações no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei de Abuso de Autoridade. Nesta quarta-feira (09), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), em conjunto com a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. A peça foi registrada com o número 6238 e aguarda a definição de quem será o relator. A Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) também ingressaram com ações no Supremo contra a mesma lei. As ADIs foram protocoladas com os números 6234 e 6236.






Segundo a presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, profissionais de todo o país trabalharam em conjunto, com estudos e pareceres, para elaborar o documento encaminhado ao STF. “Aqui no RS, o colega André de Azevedo Coelho, secretário da nossa Associação, fez uma avaliação técnica. Além disso, vamos seguir manifestando nosso repúdio à aprovação desta lei e à derrubada dos vetos do presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional”, afirmou.




Nesta quinta (10), as entidades que integram a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), composta por mais de 40 mil juízes e membros do MP, divulgaram uma carta contrária à Lei de Abuso de Autoridade e explicaram as ações no STF.  O documento defende que diversos trechos da lei inviabilizam o trabalho de promotores, procuradores, magistrados e policiais, reduzindo o poder de atuação dos órgãos e criminalizando as investigações e a atividade dos profissionais. Segundo a carta, "na prática, revela-se uma lei de estímulo e incentivo à impunidade, além de fragilizar o sistema de Justiça do país".



O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei de Abuso de Autoridade no início de setembro, mas vetou 36 pontos. No entanto, no dia 24 de setembro, em sessão conjunta com deputados e senadores, o Congresso Nacional derrubou 18 desses vetos, que agora estão serão analisados nas ADIs. A lei entra em vigor em janeiro de 2020.


Últimas notícias
/arquivos/CAPA
Loading...
Notícias

Presidente da AMP/RS cumpre agenda em Brasília

17/04/2024
/arquivos/sicredi
Loading...
Notícias

Sicredi MP realiza Assembleia Geral na AMP/RS

16/04/2024
/arquivos/AMP_0985 (2)
Loading...
Notícias

Departamento do Memorial da AMP/RS se reúne com Memorial do MPRS

16/04/2024
/arquivos/UG_FERNANDO
Loading...
Notícias

Fernando Alves conduz reunião híbrida da União Gaúcha

15/04/2024