Notícias AMPRS

AMP/RS prestigia homenagem a promotora em Cachoeira do Sul

Publicado em 01-04-2019



O vice-presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, prestigiou, na semana passada, a sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul que homenageou a promotora de Justiça Giani Pohlmann Saad com o Título Honorífico de Cidadã Honorária. Após 13 anos de atuação naquela Comarca, Giani foi promovida para Santa Maria, mas construiu em Cachoeira uma relação de admiração e respeito mútuo com a comunidade local.
giani2.jpgA solenidade, proposta no ano passado pelo vereador Paulão Trevisan (PDT), atualmente exercendo a função de secretário municipal do Interior, ocorreu no Palácio João Neves da Fontoura e contou com a presença de representantes do Judiciário, do Executivo e do Legislativo Municipal, da Administração Superior do Ministério Público, da Defensoria Pública e de entidades locais. Ao usar a palavra, a promotora fez um resgate de sua passagem pela comarca e não escondeu o sentimento de carinho e agradecimento pela homenagem. "A honra da concessão da cidadania cachoeirense pelo trabalho prestado por 13 anos é uma das maiores da minha vida, pois fui recebida com indescritível carinho da comunidade. Penso que meu coração conquistou a cidadania antes do título, pois passei a sentir que Cachoeira do Sul também é minha casa há muito tempo", observou Giani.

Ao final do evento, a promotora, famliares, colegas e amigos confraternizaram em um jantar no Restaurante El Fogon. Na ocasião, o dirigente da AMP/RS destacou o forte vínculo estabelecido entre Giane e Cachoeira do Sul. "Ela atuou na área da infância e acompanhou muitos processos de adoção, que é um gesto espontâneo e de amor. Notamos como ela també adotou Cachoeira do Sul, o que valoriza ainda mais sua passagem", disse João Ricardo Tavares.

TRAJETÓRIA
Durante o evento na Câmara, a trajetória da homenageada foi lembrada. Nascida em Botucatu (SP), Giani Saad mudou-se em 1979 para Santa Maria, onde permaneceu até a conclusão da Faculdade de Direito na UFSM. Cursou a Escola Superior de Estudos da Associação dos Juízes do RS (Ajuris) e a Especialização em Contratos e Responsabilidade Civil pela UFRGS. No ano de 2002, foi aprovada em 1º lugar no concurso para a carreira do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Foi promotora de Justiça titular nas Comarcas de São Sepé, Jaguari e São Pedro do Sul. No ano de 2006 foi promovida à Promotoria de Justiça Especializada de Cachoeira do Sul, atuando nas áreas de infância e juventude, meio ambiente e improbidade. Em 2014 assumiu como titular da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Cachoeira do Sul, onde permaneceu até retornar a Santa Maria.