Notícias AMPRS

Martha Beltrame é personagem da exposição "Sou Boa no Volante", da Fundação Thiago Gonzaga

Publicado em 11-03-2019




A presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, foi uma das 20 mulheres homenageadas pela Fundação Thiago Gonzaga, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Diante das estatísticas preocupantes do trânsito, a Fundação convidou personalidades gaúchas para posarem em frente às lentes dos renomados fotógrafos Eurico Salis, Fernando Bueno, Fernando Dias, Nilton Santolin, Priscila Costa e Tadeu Vilani.  

Na tarde desta segunda-feira (11/03), aconteceu a abertura oficial da mostra intitulada "Sou Boa no Volante", no terceiro andar do Shopping Praia de Belas. A presidente da Fundação, Diza Gonzaga, justificou a homenagem: “As mulheres são grandes aliadas na busca por um trânsito mais humano. As estatísticas mostram que a direção feminina é mais consciente e segura: conforme o Detran-RS, apenas 27% das infrações registradas em 2018 foram cometidas por mulheres. Além disso, 91,2% dos motoristas que se envolveram em acidentes com mortes no ano passado no Estado eram homens. Esses dados demonstram que a postura feminina ao volante é mais responsável e prudente com a vida. Por isso, o velho ditado "mulher ao volante, perigo constante" não tem sentido e não é verdadeiro”, disse Diza. 

No cartaz exposto com a imagem de Martha Beltrame, há a citação assinada pela a presidente da AMP/RS: “A educação no trânsito nos transforma em cidadãos mais conscientes e juntos avançamos cada vez mais em direção a um trânsito seguro e uma sociedade solidária”. Para a dirigente classista, é fundamental que a sociedade se engaje na conscientização sobre os perigos que a má educação no trânsito pode causar.

Além de Martha Beltrame, participaram da campanha a empreendedora Ana Lúcia Schweitzer; a deputada Any Ortiz; as jornalistas Cris Barth, Cris Silva e Cristina Ranzolin; a pilota de automobilismo Cristina Rosito; a professora Dora Maria Weck; a cineasta Flávia Moraes; a escritora e socióloga Hilda Simões Lopes; a motorista carreteira Ildaiane Inês da Paixão; a empreendedora e influenciadora digital Laura Bier; a jornalista Magda Beatriz; a motorista da Uber Maiza Fiorin; a ex-técnica de futebol, hoje motorista e chefe de operações da Carris, Maria Ivete Gallas; a presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mônica Leal; a chefe da Polícia Civil do RS, Nadine Anflor; a escritora Paula Taitelbaum; a cantora e apresentadora Shana Müller, e a atriz Tainá Müller. Para fechar esse grande time de motoristas amigas da vida, a Fundação prestou uma homenagem a Eva Sopher, que participou da primeira edição do evento, realizada em 2005.
A exposição é gratuita e fica aberta ao público até o dia 24 de março.