Seminário discute desafios para garantir acesso e permanência de estudantes na escola
O Seminário sobre Busca Ativa Escolar: Conquistas e Desafios para o Acesso, Permanência e o Aprendizado Escolar foi aberto, nesta quinta-feira, 30 de outubro, com a presença de diversas autoridades que compuseram a mesa de abertura, entre elas o vice-presidente de Valorização Funcional da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Reginaldo Freitas da Silva.
Promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), o evento ocorre no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede institucional da instituição, e é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude (CAOEIJ), com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).
O seminário tem como objetivo debater as principais causas da infrequência escolar apontadas pela FICAI 4.0 e discutir os desafios enfrentados pelos municípios na recomposição das aprendizagens de estudantes em situação de vulnerabilidade.
A programação, que se estende ao longo do dia, reúne representantes de instituições parceiras, gestores públicos, pesquisadores e profissionais das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Justiça. Entre os temas em pauta estão o panorama da infrequência e do abandono escolar no Estado, os marcadores sociais e processos de exclusão, a articulação intersetorial no enfrentamento da evasão, a formação docente e as boas práticas voltadas à permanência e ao aprendizado escolar.

