Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Semana do Ministério Público de Pelotas destaca temas estratégicos e de impacto social

Evento na UFPel promove debates sobre direitos, Justiça e cidadania
04/09/2025 Atualizada em 04/09/2025 10:02:56
Compartilhe:
Pelotas

Entre os dias 9 e 11 de setembro, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em parceria com o curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realiza a V Semana do Ministério Público de Pelotas. O evento será sediado no auditório da Faculdade de Direito da UFPel, reunindo membros do MP, estudantes de Direito e representantes da sociedade para discutir temas atuais e estratégicos da área jurídica.


A abertura contará com a presença do presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves. A programação inclui palestras sobre a atuação do Ministério Público na investigação de organizações criminosas, direitos humanos e relações de gênero, segurança alimentar e responsabilidade civil por danos ao patrimônio histórico. O evento reforça o compromisso do MP com a promoção da Justiça, a defesa de direitos e a aproximação com a comunidade acadêmica.


“A Semana do Ministério Público é muito mais que um encontro acadêmico: é um espaço de transformação, onde conhecimento e cidadania se encontram. Em Pelotas, teremos a oportunidade de mostrar como o MP atua de forma concreta na defesa da sociedade”, destaca Fernando Alves.


O professor e promotor de Justiça de Pelotas, José Alexandre da Silva Zachia Alan, responsável pela organização, ressalta a importância do encontro. "A Semana do Ministério Público é um espaço de reflexão, debate e engajamento, que impacta positivamente tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral", salienta.


Criada em 1984, em Santa Cruz do Sul, a Semana do Ministério Público tem como objetivo aproximar a Instituição do meio acadêmico e da sociedade, promovendo discussões sobre temas atuais e de interesse público. Em 2025, o evento itinerante abriu o calendário em São Borja, passando por Santiago, São Luiz Gonzaga, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. Após Pelotas, o próximo encontro será em Alegrete, de 30 de setembro a 2 de outubro.


Programação:


9 de setembro


19h – Abertura: Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Saltz


20h30 – Um dia serei promotor de Justiça: Procurador de Justiça Luiz Inácio Vigil


10 de setembro


19h – O Ministério Público e a investigação de organizações criminosas: Promotor de Justiça Flávio Duarte


20h30 – Direitos humanos e relações de gênero: o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas: Promotora de Justiça Ivana Battaglin


11 de setembro


19h – O Ministério Público e a segurança dos alimentos: Promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho


20h30 – Responsabilidade civil por danos ao patrimônio histórico: Promotora de Justiça Annelise Monteiro Steigleder


Serviço:


Evento: V Semana do Ministério Público de Pelotas


Datas: 9, 10 e 11 de setembro de 2025


Local: Auditório da Faculdade de Direito da UFPel – Praça Conselheiro Maciel, 215, Pelotas


Informações: portal.ufpel.edu.br ou (53) 3284-3252

Últimas notícias
/arquivos/nucleo_evento
Loading...
Notícias

Núcleo de Inovação da AMP/RS realiza evento sobre sistemas de controle parental

04/09/2025
/arquivos/ACAMPAMENTO-FARROUPILHA-2023-3-1
Loading...
Notícias

Jantar Farroupilha promove integração entre associados da AMP/RS e celebra a cultura gaúcha

04/09/2025
/arquivos/capa_cachoeira
Loading...
Notícias

Semana do Ministério Público em Cachoeira do Sul encerra com grande participação e debates de relevância social

03/09/2025
/arquivos/Foto_ok
Loading...
Notícias

Em Porto Alegre, Luigi Ferrajoli discute magistratura em evento prestigiado pela AMP/RS

03/09/2025