Reunião-almoço promovida pela AMP/RS recebe a ouvidora nacional do MP, conselheira Ivana Cei
A Diretoria Executiva da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) realizou, nesta quinta-feira, 22 de maio, uma reunião-almoço com a procuradora de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Lúcia Franco Cei, recentemente reconduzida ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para o biênio 2026-2028, representando os Ministérios Públicos estaduais. O encontro teve caráter institucional e tratou de temas relevantes para a classe.
Conduzida pelo presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, a reunião ocorreu na sede da entidade, em Porto Alegre, e também celebrou a recondução de Alexandre Saltz à chefia do Ministério Público do Rio Grande do Sul, para o biênio 2025-2027.
Participaram da atividade a vice-presidente de Núcleos, Luciana Cano Casarotto; o vice-presidente de Valorização Funcional, Reginaldo Freitas da Silva; e a vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Julia Ilenir Martins. Também estiveram presentes o assessor especial da Presidência, Claudio Barros; a diretora e a vice-diretora do Departamento de Mulheres, Simone Mariano da Rocha e Karinna Orlandi; além de demais associados.
Ivana Cei é procuradora de Justiça do MP-AP, foi procuradora-geral da instituição por oito anos e tornou-se a primeira mulher da Região Norte a presidir o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça. Especialista em Direito Penal, Direito Civil e Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra, é mestre em Direito Ambiental e doutoranda em Direito. Atualmente, exerce as funções de ouvidora nacional do Ministério Público e presidente da Comissão de Meio Ambiente do CNMP. Reconduzida por unanimidade ao Conselho, é reconhecida por sua atuação técnica, ética e comprometida com a defesa das prerrogativas do Ministério Público e dos interesses da sociedade.


