Reforma administrativa pauta reunião de Diretoria Ampla da AMP/RS
A Diretoria Executiva da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) realizou, nesta sexta-feira, 3 de outubro, a reunião mensal da Diretoria Ampla, em formato híbrido, reunindo membros da instituição para tratar de temas estratégicos de interesse da carreira. O encontro teve como destaque a análise da reforma administrativa, em tramitação na Câmara dos Deputados.
A AMP/RS reforçou a importância de atuar politicamente em Brasília, em articulação com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), para defender os direitos da carreira e garantir a autonomia administrativa prevista na Constituição Federal, assegurando que as medidas da reforma não prejudiquem o funcionamento independente do Ministério Público. O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, participou do início dos trabalhos e apresentou a estratégia do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) para o enfrentamento do texto no Congresso Nacional.
Durante a reunião, também foram debatidas pautas institucionais e legislativas, tanto regionais quanto nacionais, incluindo temas relacionados ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), à situação de jubilados e pensionistas e ao calendário de eventos, com destaque para os preparativos da festa de 84 anos da AMP/RS.
O encontro foi conduzido pelo presidente Fernando Andrade Alves, acompanhado dos vice-presidentes Administrativo e Financeiro, Henrique Rech Neto; de Núcleos, Luciana Cano Casarotto; de Valorização Funcional, Reginaldo Freitas da Silva; da secretária-geral, Maria Cristina Moreira de Oliveira; do assessor especial da Presidência, Cláudio Barros; e do diretor da Sede Campestre, Antonio Carlos Paiva Hornung.


