Projeto “Sinais” do MPRS vence categoria Ministério Público no 22º Prêmio Innovare
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) conquistou nesta quarta-feira, 03 de dezembro de 2025, o Prêmio Innovare na categoria Ministério Público. A premiação ocorreu em Brasília e destacou o projeto "Precisamos falar de violência extrema" desenvolvido pelo Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE) do MPRS. A iniciativa, também conhecida como Sinais, é coordenada pelo procurador de Justiça Fábio Costa Pereira e pelo promotor de Justiça Márcio Abreu Ferreira da Cunha. O projeto é, ainda, integrado pelos Promotores de Justiça Michele Kufner, presente na premiação, precursora da iniciativa, bem como Dorani Medeiros, Manuela Montanari, Priscila Raminelli, Leonardo Rossi, Rodrigo Pitton, Rodrigo Mendonça e Mariana Pires.
O projeto atua na prevenção de casos de violência extrema envolvendo crianças, adolescentes e idosos por meio do monitoramento de plataformas digitais, da identificação de situações de risco e da articulação de uma rede multidisciplinar voltada à intervenção e proteção. A prática surgiu como resposta ao aumento da radicalização juvenil impulsionada pela internet e se consolidou como referência na atuação preventiva do Ministério Público.
O Prêmio Innovare está em sua 22ª edição e reconhece práticas inovadoras que contribuam para a melhoria do sistema de Justiça brasileiro. A conquista do Projeto Sinais evidencia a atuação inovadora e comprometida do MP gaúcho, ampliando o acesso à justiça e servindo de referência para outros estados. 