Participação do RS encerra-se em Brasília com olhar voltado ao Congresso de 2026, em Gramado
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) encerrou, nesta sexta-feira, 14 de novembro, sua participação no XXVI Congresso Nacional do Ministério Público, realizado em Brasília. Ao longo dos quatro dias de programação, a comitiva gaúcha, composta por mais de 70 representantes, reafirmou o protagonismo do Estado no cenário ministerial brasileiro, contribuindo ativamente em debates sobre temas estratégicos para o futuro da instituição.
Foram mais de 15 participações em painéis, rodas de diálogo, apresentações de teses, atividades temáticas e no Concurso de Boas Práticas, consolidando a presença qualificada e plural do MPRS em áreas como transformação digital, defesa de direitos fundamentais, governança institucional, tutela de vulneráveis, saúde mental, impactos climáticos, transparência e inovação.
Com contribuições qualificadas e presença marcante em todas as áreas temáticas do Congresso, a AMP/RS reforçou seu compromisso histórico com a inovação, a resolutividade e a construção de respostas institucionais alinhadas às transformações sociais.
“Encerramos um grande congresso, marcado por intensa troca de experiências e pela afirmação do Ministério Público gaúcho. Esperamos todos em 2026, no nosso congresso em Gramado, de 5 a 8 de agosto”, afirmou o presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves. “Quero deixar um abraço a toda a delegação gaúcha que abrilhantou o Congresso Nacional. Agradeço a cada um”, complementou o presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim.
Rumo a 2026
Encerrado o Congresso Nacional, a AMP/RS já direciona seus esforços para o próximo grande evento da instituição: o XVII Congresso Estadual do Ministério Público, que ocorrerá de 5 a 8 de agosto de 2026, no Hotel Wish Serrano Resort, em Gramado, na Serra Gaúcha. O tema será: “O MP e o Desafio da Inovação: A Ética e a Segurança no Uso das Novas Tecnologias”.

