Homenagens marcam reunião-almoço entre AMP/RS e jubilados e pensionistas
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 5 de novembro, a reunião-almoço mensal com jubilados e pensionistas. O encontro, realizado em formato híbrido na sede administrativa da entidade, em Porto Alegre, reuniu mais de 50 associados e foi conduzido pelo presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves.
Durante a atividade, foram apresentados e debatidos temas de interesse da classe, como o andamento de pleitos encaminhados à Administração Superior do Ministério Público, atualizações legislativas e seus impactos, além de informes sobre as ações tratadas pela Comissão Nacional da CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público).
Os jubilados e pensionistas também receberam esclarecimentos do procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, do subprocurador-Geral para Assuntos Institucionais, Heriberto Roos Maciel, e do secretário-geral do Ministério Público, João Ricardo Santos Tavares, que abordaram assuntos como a remuneração dos aposentados, o Fundo de Reavaliamento do MP, o teto de gastos da Instituição e os desafios orçamentários enfrentados pelo Ministério Público gaúcho. Foi ainda apresentado um panorama sobre a dívida do Estado e seus reflexos no âmbito institucional, com destaque para o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
A Diretoria Executiva foi representada pelo vice-presidente de Valorização Funcional, Reginaldo Freitas da Silva; pela vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Julia Ilenir Martins; pela secretária-geral, Maria Cristina Moreira de Oliveira; e pelos assessores especiais da Presidência, Cláudio Barros Silva e Luiz Inácio Vigil Neto.
Na ocasião, foram entregues parte das Carteiras Funcionais dos membros jubilados, e anunciada a segunda rodada de confecção dos documentos de identificação funcional.
Homenagens
Na sequência, foram entregues placas de homenagem aos integrantes que se aposentaram em 2025: Glênio Amaro Biffignandi, Luiz Carlos Ziomkowski, Luiz Henrique B. Lima Faria Corrêa, Luiz Inácio Vigil Neto, Maria Regina Fay de Azambuja, Rosele Maria Luchese, Ruben Giugno Abruzzi, Sérgio Guimarães Britto e Sônia Madalena Silveira Bonilla.
O encontro reforçou o compromisso da AMP/RS em manter o diálogo permanente com seus jubilados e pensionistas, fortalecendo os laços institucionais e reconhecendo a trajetória e o legado de cada membro na história do Ministério Público gaúcho.


