Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Governadores e a convivência com o MP

Relato histórico mostra encontro descontraído na Sede Campestre da AMP/RS, em 1982
18/09/2025 Atualizada em 18/09/2025 20:09:11
Compartilhe:
Capa

Na série periódica Vivências no MP, o Departamento do Memorial Sérgio da Costa Franco da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) relembra, em texto assinado pelo procurador de Justiça jubilado Antônio Carlos Paiva Hornung, a visita do então governador do Rio Grande do Sul, Jair Soares, à Sede Campestre da AMP/RS, em 1982, na zona Sul de Porto Alegre.


Confira:


EPISÓDIOS CURIOSOS


Ao longo dos anos, as relações dos Governadores com a classe do Ministério Público apresentaram muitas variantes. Alguns nutriam certa ojeriza, outros indiferença e outros simpatia. No último caso, alguns episódios demonstram a consideração que dois dos Governadores dispensavam no relacionamento com Promotores.


Certa ocasião, o Governador Amaral de Souza compareceu a uma solenidade em cidade do interior do Estado que incluía a aquisição de uma máquina para benfeitoria nas estradas rurais do município, bem como a inauguração de melhorias em escola estadual. O evento contou com a presença das autoridades locais, inclusive Juiz e Promotor, além de alguns Deputados ligados à região do Planalto. Ao meio-dia, o mandatário estadual foi homenageado com um almoço no Parque Rural. As mesas foram organizadas com as autoridades em local mais solene, ficando o público no restante do salão. O Promotor, que não era muito afeito ao convívio com políticos, acomodou-se em meio ao público. Antes de começar o serviço, o chefe do cerimonial do Palácio foi ao encontro do Promotor e convidou-o a sentar-se à mesa do Governador. Diante da relutância do Promotor, veio a sentença: “Foi o Governador quem mandou lhe convidar”.


Nessa época, a região era infestada de Juízes e Promotores que costumavam aplicar trotes uns nos outros. Seguidamente, tocava o telefone com uma voz se fazendo passar pelo Procurador-Geral, dando uma ordem esquisita; noutra, diziam ser o Corregedor-Geral, exigindo explicação sobre determinado fato — na maioria das vezes inexistente. Numa dessas, toca o telefone e a voz do outro lado diz: “É o Promotor?” Resposta: “Sim”. “Aqui é do Palácio Piratini, o Governador quer falar com o senhor”. Pronto, outro trote. Mas não: não era. O Governador queria dar fim a um longo processo de interesse do Estado que tramitava na Comarca e, por isso, buscou o Promotor, convidando-o a ir ao Palácio conversar sobre o assunto. Pouco depois, o Procurador-Geral, doutor Mondercil Paulo de Moraes, convocou o Promotor para um encontro no Palácio.


Outro Governador que tinha grande apreço pelo Ministério Público foi Jair Soares. Recebia os Promotores em seu gabinete, fazendo relatos de sua administração e dos problemas que enfrentava na condução do Estado. Numa dessas ocasiões, o Governador foi convidado a comparecer numa noite de terça-feira à Sede Campestre, dia em que se jogava futebol, tênis e vôlei. Aceitou o convite e marcou a data. Nesse dia, estavam à sua espera o Procurador-Geral, o Chefe da Casa Civil, Procuradores e Promotores. Era esperado que comparecesse acompanhado de sua segurança, carro oficial, batedores etc. No entanto, surgiu um veículo já meio gasto pelo uso: era o Governador, dirigindo seu velho fusca e portando sua raquete de tênis.


O jogo não saiu, mas a convivência foi extraordinária, conforme mostram as fotos. Na ocasião, foi-lhe presenteado um livro histórico, editado pela Associação. Recentemente, já aposentado, o ex-Governador Jair Soares fez visita de cortesia ao Memorial Sérgio da Costa Franco, na Associação do Ministério Público.



Na foto, da esquerda para a direita, estão: 1 – Antônio Carlos Paiva Hornung, 2 – Paulo Roberto Pereira Angeli, 3 – [não identificado], 4 – Luiz Alberto Rocha, Presidente da AMP/RS, 5 – Governador Jair Soares, 6 – Jarbas Lima, Deputado Estadual, 7 – [não identificado], 8 – Henrique Dias de Freitas Lima, 9 – Eugênio Cruz Speggiorin, 10 – Paulo Olímpio Gomes de Souza, 11 – Augusto Borges Berthier, Chefe da Casa Civil, e 12 – Paulo Pinto de Carvalho



Na foto, da esquerda para a direita, estão: 1 – Antônio Carlos Paiva Hornung, 2 – Paulo Roberto Pereira Angeli, 3 – Luiz Felipe Azevedo Gomes, 4 – Luiz Alberto Rocha, Presidente da AMP/RS, 5 – Governador do Estado Jair Soares, 6 – Deputado Estadual Jarbas Lima e 7 – Mondercil Paulo de Moraes, Procurador-Geral de Justiça



Na foto, da esquerda para a direita, estão: 1 – Carlos Alberto Bento Mostardeiro, 2 – Mondercil Paulo de Moraes, Procurador-Geral de Justiça, 3 – Governador Jair Soares, 4 – Augusto Borges Berthier, Chefe da Casa Civil, 5 – Eugênio Cruz Speggiorin, 6 – José Antonio Paganella Boschi, 7 – Luiz Felipe Azevedo Gomes, 8 – Francisco de Assis Cardoso Luçardo, 9 – Antonio Dionísio Lopes e 10 – Antônio Carlos Paiva Hornung

Últimas notícias
/arquivos/WhatsApp Image 2025-09-18 at 10.42.20 (1)
Loading...
Notícias

Retratos do Passado traz à tona registros dos encontros regionais do Ministério Público

18/09/2025
/arquivos/WhatsApp Image 2025-09-17 at 16.11.07 (2)
Loading...
Notícias

AMP/RS prestigia o Tá na Mesa da Federasul sobre jurisprudência e impunidade nos crimes violentos

17/09/2025
/arquivos/WhatsApp Image 2025-09-17 at 16.29.49
Loading...
Notícias

Na Tertúlia, Diretoria da AMP/RS se reúne com jubilados

17/09/2025
/arquivos/Alegrete
Loading...
Notícias

Alegrete recebe a 5ª Semana do Ministério Público com debates sobre Justiça, cidadania e meio ambiente

16/09/2025