Fim da Semana do Ministério Público de Pelotas: aprendizado e homenagem a Luiz Inácio Vigil Neto
A 5ª edição da Semana do MP, promovida pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) em parceria com o curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), trouxe discussões sobre investigação de organizações criminosas, direitos humanos, relações de gênero e responsabilidade civil por danos ao patrimônio histórico. O evento consolidou-se como um espaço de reflexão sobre o papel do MP e a importância da proximidade com a comunidade acadêmica.
A abertura contou com o presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, e destacou o procurador de Justiça Luiz Inácio Vigil Neto, homenageado por sua trajetória. Ao longo do evento, realizado entre 9 e 11 de setembro, foram apresentados painéis pelos promotores de Justiça Flávio Duarte e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, e pelas promotoras de Justiça Ivana Battaglin e Annelise Monteiro Steigleder.
“Mais do que um evento acadêmico, a Semana do Ministério Público é um momento de troca e transformação, em que cidadania e conhecimento caminham juntos. Em Pelotas, evidenciamos de forma concreta o trabalho do MP em defesa da sociedade”, destacou Fernando Alves.
Criada em 1984, em Santa Cruz do Sul, a Semana do Ministério Público tem como objetivo aproximar a instituição do meio acadêmico e da sociedade. Em 2025, o evento itinerante passou por São Borja, Santiago, São Luiz Gonzaga, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. Após Pelotas, a programação segue para Alegrete, de 30 de setembro a 2 de outubro.


