Evento inédito em Cachoeirinha marca encerramento da Semana do Ministério Público em 2025
Um dos mais tradicionais eventos promovidos pela Associação do Ministério Público (AMP/RS), a Semana do Ministério Público realizou nesta semana sua última edição de 2025, marcando o encerramento oficial do ciclo anual de debates. A jornada acadêmica ocorreu nos dias 17 e 18 de novembro, no auditório do Centro Universitário Cesuca, consolidando o ano de atividades com forte participação do público, especialmente estudantes, que lotaram o auditório e demonstraram grande engajamento durante as palestras.
O painel de encerramento foi ministrado na noite de terça-feira, 18 de novembro, pelo diretor de Defesa de Prerrogativas da AMP/RS, promotor de Justiça Bill Jerônimo Scherer, que apresentou o painel “A Proteção dos Direitos das Vítimas e o Combate à Violência Doméstica”, com mediação do professor Moisés de Oliveira Matusiak. No primeiro dia, 17 de novembro, o diretor da Faculdade de Direito da FMP, procurador de Justiça Mauro Luís Silva de Souza, ministrou a palestra “O Direito Social à Saúde e a sua Judicialização”, mediada pelo professor Guilherme Feldens.
Ambas as atividades registraram grande participação, com perguntas, interações e comentários do público e dos alunos, que destacaram a relevância dos temas e a oportunidade de dialogar diretamente com membros do Ministério Público. O forte envolvimento dos estudantes reforçou a marca tradicional da Semana do MP: uma iniciativa que integra formação, debate jurídico e aproximação com a sociedade.
Em 2025, o evento percorreu 13 cidades do Rio Grande do Sul, com mais de 35 painéis realizados. A jornada começou em São Borja e passou por Santiago, São Luiz Gonzaga, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Pelotas, Alegrete e Bagé, chegando às universidades de Taquara, Nova Prata e Guaíba, antes de encerrar o calendário em Cachoeirinha.
“A Semana do Ministério Público é fruto de mais de 40 anos de trabalho dedicado a aproximar a Instituição da comunidade e fortalecer o diálogo com o meio acadêmico. Concluir este ciclo em 2025 nos motiva a seguir no próximo ano com o mesmo compromisso de presença, escuta e construção conjunta, projetando novas oportunidades de debate e aprendizado", destacou Fernando Andrade Alves.
Promovida pela Associação desde 1984, a Semana do MP tem como objetivo estreitar o diálogo entre a Instituição, o meio acadêmico e a comunidade, fomentando discussões sobre temas cruciais para a justiça social.





