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Escolas são premiadas no encerramento do curso de prevenção às drogas

Cerca de 350 pessoas participaram, na manhã desta sexta-feira (4) do seminário de encerramento do Curso de Prevenção do uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, no Salão de Atos da PUCRS. A iniciativa foi promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em parceria com a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), a Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação, e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. 
04/12/2009 Atualizada em 21/07/2023 10:57:39
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Cerca de 350 pessoas participaram, na manhã desta sexta-feira (4) do seminário de encerramento do Curso de Prevenção do uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, no Salão de Atos da PUCRS. A iniciativa foi promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em parceria com a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), a Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação, e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. 



No evento, 10 participantes que tiveram projetos selecionados foram premiados. O curso de extensão universitária capacitou educadores para o desenvolvimento de programas de prevenção do uso de drogas e de comportamentos de risco no contexto escolar.



No Rio Grande do Sul, foram 986 gestores e professores inscritos, de 186 escolas de 16 municípios incluídos no Pronasci. Entre esses, 10 projeto elaborados pelos educadores participantes da capacitação foram premiados com um notebook e um projetor multimídia.



Os projetos selecionados foram: “Prevenção é vida” da E.M.E.F. Dr. Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand, de Santa Cruz do Sul; “Maratona pela vida” do Colégio Profº Waldemar Amoretty Machado, de Bagé; “Uma tomada de consciência e de valorização da saúde” do C.M.E.T. Paulo Freire, de Porto Alegre; “Construindo a Cidadania”, da E.E.E.F. Planalto Canoense, de Canoas; “Programa qualidade de Vida”, da E.M.E.F. Dulce Moraes, de Esteio; “Valorização da vida e prevenção da saúde”, da E.M.E.F. Breno Guimarães, de Guaíba; : “Valorizando a vida, cultivando a paz”  da  E.M.E.F. Paulo Freire, de Gravataí; “Cultura da Paz”, da E.E.E.M. Profº Maria Sirley Vargas Ferraz, de Esteio; “De olhos abertos”, da E.M.E.F. Capitão Gentil Machado de Godoy, de Alvorada e “”Criando sonhos e construindo vidas”, da E.M.E.F. Nova Esperança, de Caxias do Sul.



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Com o anúncio de um novo módulo para complementar a capacitação, os educadores presentes vibraram. “Achamos ótimo, pois vai complementar nosso trabalho. Quando eles anunciaram a possibilidade de a gente fazer esse novo módulo, vibramos porque vai acrescentar bastante ao nosso trabalho, ampliando as técnicas de abordagem com os jovens”, diz Graziela Spielmann, orientadora educacional da Escola CMET Paulo Freire, da Capital.

Educadoras do CMET Paulo Freire com os prêmios

 

A instituição de Ensino festejou a premiação. "Foi uma emoção muito grande saber que nosso projeto foi escolhido. Foi difícil para organizar o projeto, éramos seis inscritas, ficaram apenas três no final e mesmo assim conseguimos fazer um trabalho bom e isso foi o que valeu, esse reconhecimento. O premio na verdade é importante para o uso da escola, mas o reconhecimento e coroar um trabalho que a gente fez", completa Graziela.


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