Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Entidades debatem atuação estratégica em prol do MP e da Magistratura

<p> Membros da Frente Associativa do Ministério Público e da Magistratura (Frentas) reuniram-se nesta quinta-feira (15) para debater os assuntos comuns para a mobilização das entidades no Congresso Nacional em defesa das carreiras jurídicas. Um dos temas discutidos foi o Projeto de Lei (PL) 3.123/2015, que disciplina, em âmbito nacional, a aplicação do limite máximo remuneratório mensal de agentes políticos e públicos. O vice-presidente da CONAMP Victor Hugo Azevedo participou do encontro. </p>
16/10/2015 Atualizada em 21/07/2023 11:02:47
Compartilhe:
1445015888.jpg


Membros da Frente Associativa do Ministério Público e da Magistratura (Frentas) reuniram-se nesta quinta-feira (15) para debater os assuntos comuns para a mobilização das entidades no Congresso Nacional em defesa das carreiras jurídicas. Um dos temas discutidos foi o Projeto de Lei (PL) 3.123/2015, que disciplina, em âmbito nacional, a aplicação do limite máximo remuneratório mensal de agentes políticos e públicos. O vice-presidente da CONAMP Victor Hugo Azevedo participou do encontro.



As entidades integrantes da Frentas elaboraram uma Nota Técnica conjunta sobre a matéria e continuam a estudar alternativas ao PL. Clique aqui para ler a Nota Técnica. Foi decido ainda intensificar o diálogo com parlamentares a fim de explicitar a inconstitucionalidade do projeto 3.123/2015. O agendamento com deputados iniciou logo após a reunião da Frentas. No mesmo dia foi realizado contato assessoria parlamentar da liderança do PSDB, já que a Comissão de Finanças e Tributação ( CFT ) designou o deputado Nelson Marchezan Junior (PSDB/RS) como relator do projeto.



Na oportunidade foram analisadas ainda a atuação estratégica das associações quanto à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 62/2015, que trata da vedação da vinculação remuneratória automática entre subsídios de agentes públicos; PEC 505/2010 e apensadas, que exclui a aposentadoria por interesse público do rol de sanções aplicáveis a magistrados e permite a perda de cargo por magistrados e membros do MP por órgãos administrativos; e a PEC 147/2015, que dispõe sobre a participação de servidores efetivos na eleição da lista tríplice dos MP’s Estaduais e o do Distrito Federal.



Além da CONAMP, compõe a Frentas a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT) e da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM).
Últimas notícias
/arquivos/capa
Loading...
Notícias

União Gaúcha entrega proposta de reajuste a pensionistas e recebe apoio de Gustavo Victorino

11/09/2025
/arquivos/WhatsApp Image 2025-09-10 at 14.20.28
Loading...
Notícias

Fernando Andrade Alves celebra a instalação da Frente Parlamentar em defesa do Serviço Público

10/09/2025
/arquivos/WhatsApp Image 2025-09-10 at 15.26.48 (1)
Loading...
Notícias

Retratos do Passado relembra encontros regionais do Ministério Público

10/09/2025
/arquivos/Entrevista Fernando
Loading...
Notícias

Entrevista: presidente da AMP/RS destaca a Semana do MP de Pelotas à imprensa local

09/09/2025