Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Em entrevista à Rádio ABC, presidente e vice da AMP/RS enaltecem elevação de entrâncias em NH e São Leopoldo

Fortalecimento da carreira e ampliação de serviços prestados à população foram pontuados na emissora
04/04/2024 Atualizada em 25/06/2024 13:05:58
Compartilhe:
presidente e vice da AMPRS enaltecem elevação de entrâncias em NH e São Leopoldo

Em entrevista à Rádio ABC, o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, e o vice-presidente Administrativo e Financeiro, Fernando Andrade Alves, destacaram, nesta quinta-feira (4/4), a elevação de entrâncias das Promotorias de Justiça de Novo Hamburgo e São Leopoldo, de intermediária para a final. A mudança de status foi celebrada na data de ontem, com o descerramento de placas. 


Como as comarcas gaúchas são divididas em entrâncias - inicial, intermediária e final - a elevação delas permite que novas varas e promotorias sejam instaladas no Estado, bem como que ocorram ampliação dos serviços prestados pelo sistema de justiça, resultando em melhorias de atendimento para toda população. 


Por isso, o presidente João Ricardo comemorou a elevação das entrâncias ao ressaltar a importância das comarcas de Novo Hamburgo e São Leopoldo, que são responsáveis por um volume significativo de procedimentos em tramitação. "Este ato é importantíssimo para o desenvolvimento ainda maior da região do Vale do Sinos porque as entrâncias finais garantem a melhoria dos serviços prestados para a sociedade. Já em efeitos de carreira, há um importante fator, que é a fixação de um juiz ou promotor naquela comarca. Com isso, há maior celeridade na prestação jurisdicional", destacou à Rádio ABC.


Presente nas cerimônias no Vale do Sinos, Fernando Alves considerou que, além dos promotores lotados em NH e São Leopoldo, a comunidade como um todo foi amparada pela decisão. "São cidades importantíssimas com polos econômicos, políticos e sociais. A elevação amplia a assistência para toda uma comunidade trazendo melhorias aos serviços do juizado da infância, defesa do meio ambiente ou combate à violência doméstica, por exemplo", salientou.


João Ricardo e Fernando Alves participaram do programa NH10 com o comunicador e promotor de Justiça aposentado Cláudio Brito. Confira abaixo a entrevista:



Saiba mais


Com a aprovação do projeto de lei na Assembleia Legislativa, em novembro de 2023, foi garantida a elevação de entrância inicial para a entrância intermediária das Promotorias de Justiça de Campo Bom, Canela, Canguçu, Charqueadas, Encantado, Estância Velha, Gramado, Itaqui, Marau, Panambi, Parobé, Santo Antônio da Patrulha, São Sebastião do Caí, Três de Maio e Três de Passos. 


De intermediária para final também foram contempladas as Promotorias de  Bagé, Canoas, Erechim, Gravataí, Novo Hamburgo, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Santo Ângelo, Uruguaiana e Viamão.

Últimas notícias
/arquivos/Capa_Conselho
Loading...
Notícias

Conselho de Representantes aprova contas da AMP/RS referentes ao exercício de 2025

25/05/2026
/arquivos/Capa_conselho02
Loading...
Institucional

CSMP delibera sobre movimentação na carreira e regulamenta permuta nacional no RS

25/05/2026
/arquivos/WhatsApp Image 2026-05-25 at 17.02.10
Loading...
Notícias

TJRS define lista tríplice para vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional

25/05/2026
/arquivos/capa
Loading...
Notícias

AMP/RS acompanha reunião com Procuradorias Criminais na sede do MP

22/05/2026