Candidatos a procurador-geral de justiça participaram de debate no Ministério Público
Um debate vigoroso realizado no final da tarde de sexta-feira (13 de março) confrontou os três candidatos ao cargo de chefe do Ministério Público gaúcho para o biênio 2009-2011. O encontro entre os procuradores José Túlio Barbosa, Mauro Henrique Renner e Simone Mariano da Rocha, promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, foi realizado no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do MP, em Porto Alegre.
O evento foi mediado pelo presidente da AMP/RS, Marcelo Lemos Dornelles, que fez a abertura dos trabalhos valorizando o caráter democrático do pleito. Feito o sorteio da ordem pela qual os candidatos iriam se manifestar, a procuradora Simone foi a primeira a ocupar o microfone e apresentar-se como uma proposta alternativa à atual administração do MP/RS. Mauro Renner falou sobre os trabalhos desenvolvidos nos dois anos últimos anos em que esteve à frente da Instituição e apresentou as novas propostas para o próximo mandato. José Túlio Barbosa, que concorre pela sexta vez, manteve seu discurso de crítica à administração do Ministério Público.
Candidatos posam para fotos pouco antes de iniciar última atividade da campanha.
Durante pouco mais de duas horas, o auditório revisou as plataformas dos candidatos e participou com perguntas direcionadas à mesa. Entre os temas recorrentes estiveram questões internas relativas à administração e à carreira de promotores e procuradores de justiça. O combate à criminalidade foi assunto proposto por mais de uma vez pelo público, exigindo dos candidatos respostas objetivas sobre as ações que deverão ser adotadas nos próximos anos, a despeito do curto espaço de tempo para a abordagem do tema proposto.
Ao final, invertida a ordem de manifestações, Barbosa foi o primeiro a encerrar sua participação, seguido de Renner e Simone. O presidente da AMP/RS concluiu a programação ressaltando a participação efetiva do público, que formulou perguntas pertinentes e de grande importância para nortear os rumos da Instituição.

