Ato solene marca a despedida de Voltaire de Lima Moraes do TJRS, com presença da AMP/RS
Nesta sexta-feira, 11 de julho, a Diretoria Executiva da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) participou da homenagem ao desembargador Voltaire de Lima Moraes, em seu último dia de trabalho no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). O evento, realizado na sede do tribunal, marcou a despedida oficial do magistrado, que se aposentará compulsoriamente na próxima segunda-feira, ao completar 75 anos.
Durante a cerimônia, colegas e autoridades prestaram homenagens ao magistrado, ressaltando sua importante contribuição para a Justiça gaúcha. A AMP/RS esteve representada pelo presidente Fernando Andrade Alves e pela vice-presidente de Núcleos, Luciana Cano Casarotto.
“Estou encerrando um ciclo, seguramente sim. Inicia-se agora outro, que eu chamo de período sabático. Quero, primeiro, rever algumas coisas, projetar outras, avaliar sugestões e propostas que já começo a receber, mas, acima de tudo, quero descobrir, porque até hoje eu não sei o que é, de fato, um período sabático”, destacou o homanegeado.
Trajetória de destaque
Voltaire de Lima Moraes tem uma carreira marcada por compromisso e liderança no sistema de Justiça. Ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul em julho de 1980. Foi presidente da AMP/RS entre 1988 e 1990 e exerceu o cargo de Procurador-Geral de Justiça por duas gestões consecutivas, de 1993 a 1997. Além disso, presidiu o Tribunal de Justiça do RS (TJRS), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a CONAMP e outras instituições importantes.
Seu legado é reconhecido tanto no Ministério Público quanto no Poder Judiciário, deixando uma marca significativa na história da Justiça do Estado.
