AMP/RS participa de lançamento regional do Prêmio Innovare 2025
O presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Fernando Andrade Alves, acompanhado das vice-presidentes de Núcleos, Luciana Cano Casarotto, e de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira, participou, nesta segunda-feira, 5 de abril, do evento Cidadania Innovare 2025, realizado no Instituto Ling, em Porto Alegre. O evento marcou o lançamento regional da 22ª edição do Prêmio Innovare, cujas inscrições estão abertas até o dia 26 de maio. Com o tema “Tecnologia e Eficiência da Justiça”, a premiação tem o objetivo de reconhecer e estimular práticas inovadoras no Sistema de Justiça.
A iniciativa, promovida pelo Instituto Cidadania Cabanellos em parceria com o Instituto Innovare, reuniu diversos representantes do Sistema de Justiça para discutir novas soluções e práticas que podem aprimorar a atuação dos profissionais da área. Para o Ministério Público estadual, o evento é uma oportunidade estratégica, pois diversas iniciativas de promotores e procuradores gaúchos já foram reconhecidas nacionalmente por sua relevância, eficácia e impacto social.
As inscrições podem ser realizadas por meio do link
Um projeto de acessibilidade
Em 2015, a Promotoria de Justiça Cível de Osório foi vencedora do 12º Prêmio Innovare, na Categoria Ministério Público, com o projeto “Um projeto de acessibilidade”. Dentre 72 iniciativas inscritas, o projeto se destacou por sua relevância e impacto social. A proposta surgiu a partir de uma provocação de uma professora que ficou paraplégica após um acidente de trânsito. Motivada por esse desafio, a Promotoria de Justiça iniciou um trabalho de promoção da acessibilidade arquitetônica, começando pela reforma do prédio da Câmara de Vereadores. Em seguida, outras adaptações foram realizadas em prédios públicos do município, como a prefeitura, escolas, postos de saúde e a biblioteca.
O promotor de Justiça, Balaguez, expressou o sentimento de satisfação ao ser agraciado com a premiação: "Ser reconhecido com essa premiação foi uma grande alegria. Trata-se de um reconhecimento nacional ao trabalho desenvolvido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Iniciativas que geram retorno social e que podem ser replicadas por outros colegas são extremamente gratificantes", afirmou.

