AMP/RS homenageia Voltaire de Lima Moraes pelos 45 anos de ingresso no Ministério Público
Com uma trajetória marcada por liderança, dedicação e compromisso com a Justiça, o desembargador aposentado Voltaire de Lima Moraes foi homenageado pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) nesta quarta-feira, 22 de outubro, em reconhecimento aos 45 anos de ingresso no Ministério Público.
Voltaire presidiu a AMP/RS entre 1988 e 1990 e exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça por duas gestões consecutivas, de 1993 a 1997. Ao longo da carreira, também esteve à frente do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), da Conamp e outras instituições de relevância nacional.
“Essa homenagem é muito significativa por diversas razões, especialmente por eu ter vindo do Ministério Público. Tive a oportunidade de participar da Assembleia Nacional Constituinte e de contribuir para a elaboração da Lei Orgânica do Ministério Público, quando presidia a Conamp. Também estive à frente da Associação e atuei como procurador-geral de Justiça em um período de intenso aprendizado e fortalecimento institucional”, destacou Voltaire.
Durante agenda na AMP/RS, o homenageado reencontrou integrantes do Departamento do Memorial Sérgio da Costa Franco, com quem compartilhou lembranças de sua trajetória associativa, e também participou do tradicional encontro da Tertúlia, que celebra a história e o espírito de união da classe.
Em julho deste ano, Voltaire encerrou oficialmente sua carreira no Judiciário, em uma cerimônia de despedida no TJRS, marcada pela emoção e pelo reconhecimento à sua contribuição ao sistema de Justiça gaúcho.
