Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Alexandre Saltz é reconduzido como procurador-geral de Justiça

Solenidade marcou início de nova gestão à frente do Ministério Público gaúcho para o biênio 2025–2027
06/06/2025 Atualizada em 09/06/2025 11:23:29
Compartilhe:
54572129075_e0e7ca50b2_k

O procurador-geral de Justiça Alexandre Saltz foi reconduzido ao cargo para o biênio 2025-2027. A cerimônia de posse ocorreu nesta sexta-feira, 6 de junho, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre. O evento reuniu autoridades, convidados e membros da Instituição.


Saltz foi o mais votado na eleição interna realizada entre os dias 15 e 17 de maio, com 516 votos de promotores e procuradores. A recondução ao cargo foi confirmada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no dia 21 de maio.


Durante a solenidade, também foram reconduzidos os quatro subprocuradores-gerais de Justiça para o próximo biênio: Josiane Brasil Superti Camejo, Assuntos Jurídicos; Heriberto Roos Maciel, Assuntos Administrativos; Isabel Guarise Barrios, Assuntos Institucionais; João Cláudio Pizzato Sidou, Gestão Estratégica; a chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Raquel Isotton; e a coordenadora da Secretaria dos Órgãos Colegiados, Juliana Bossardi. E foi designado o secretário-geral do Ministério Público, João Ricardo Santos Tavares.


Em seu discurso de posse, Alexandre Saltz destacou os desafios enfrentados e os avanços institucionais. 


“Passados dois anos, sou reconduzido ao cargo, chancelado pela maioria dos colegas – que entenderam que estes primeiros anos fizeram a diferença na história da Instituição. Enfrentamos desafios importantes, como a nomeação de promotores, o fortalecimento da atuação e a resposta à enchente de 2024. Acredito que cada história vivida aqui contribui para um Ministério Público mais humano, forte e próximo da sociedade", destacou.


A solenidade contou com a presença de representantes dos três poderes, entre eles o governador Eduardo Leite, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Alberto Delgado Neto, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas.


A Associação do Ministério Público do RS (AMP/RS) esteve representada pelo presidente Fernando Andrade Alves, pela vice-presidente de Núcleos, Luciana Cano Casarotto, pelo vice-presidente de Valorização Funcional, Reginaldo Freitas da Silva, e pelo assessor especial da Presidência, Claudio Barros.


Trajetória


Natural de Uruguaiana, Alexandre Sikinowski Saltz é casado e pai de dois filhos. Formado em Direito pela PUCRS, ingressou no Ministério Público em 1990. Atuou nas Promotorias de Santiago, Uruguaiana, Fazenda Pública e Meio Ambiente, em Porto Alegre.


Foi promotor-assessor, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, secretário-geral do MP, diretor do CEAF e subprocurador-geral para Assuntos Institucionais. Também integrou o CNMP como membro colaborador, foi vice-presidente de Núcleos da AMP/RS e da Abrampa.


Atuou como professor da PUCRS (campus Uruguaiana) e da FMP, e coordenou o Escritório do MPRS em Brasília. Desde junho de 2023, exercia o cargo de procurador-geral de Justiça do Estado e, com a recondução, seguirá à frente da instituição até 2027.







Últimas notícias
/arquivos/AMPRS
Loading...

Desembargador Voltaire de Lima Moraes se despede do 2º Grupo Cível do TJRS

13/06/2025
/arquivos/IMG_1299
Loading...

São Luiz Gonzaga: combate à violência doméstica e atuação no júri marcam Semana do MP

12/06/2025
/arquivos/8df50131-167d-4681-b240-8709b7720e44
Loading...

Memorial resgata entrevista com Sandro Dorival Marques Pires

12/06/2025
/arquivos/DSC_6466
Loading...

Lançamento de termo que prevê inclusão de jovens acolhidos no serviço militar conta com presença da AMP/RS

12/06/2025