Menu de serviços
Tipo:
Notícias

São Borja abre o calendário da Semana do Ministério Público em 2024

Em sua segunda edição no município, projeto da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul completa 40 anos de história
22/03/2024 Atualizada em 27/03/2024 16:51:33
Compartilhe:
35593D-2ª Semana do Ministério Público de São Borja_banner-900x500px (2)

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em parceria com o curso de Direito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), promove, nos dias 25 e 26 de março, a 2ª edição da Semana do Ministério Público de São Borja. O evento receberá as palestras do procurador-geral de Justiça do Estado, Alexandre Saltz, e do promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim, no Estúdio de TV do Prédio Acadêmico da Unipampa.


Completando quatro décadas de história, a Semana do Ministério Público abrirá seu calendário de 2024 na Terra dos Presidentes, marcando o início das comemorações de aniversário do projeto. “Para a Associação do Ministério Público é um ano muito especial porque estamos comemorando os 40 anos ininterruptos de edições da Semana do MP. É um projeto vitorioso que começou em Santa Cruz do Sul em 1984, e desde então vem se espalhando por todo o Estado", conta o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares.


Para o dirigente, a longevidade da iniciativa também atesta o cumprimento do seu objetivo de elucidar o papel do Ministério Público e suas diversas atribuições. "É um projeto que aproxima os promotores e procuradores de Justiça da comunidade acadêmica, para que os estudantes de Direito possam ter uma formação mais ampla possível, conhecendo o que pensa uma das instituições que faz parte do sistema de justiça e que está à disposição daqueles que quiserem ingressar no Ministério Público”, destaca.


Palestras


Com início às 19h, o evento terá em sua abertura, no dia 25, a palestra “Atuação do Ministério Público no Enfrentamento às Mudanças Climáticas", do procurador-geral de Justiça do Estado, Alexandre Saltz. “O Ministério Público precisa estar preparado para lidar com os impactos que as mudanças climáticas estão promovendo na sociedade. O trabalho com outros agentes públicos e o foco na prevenção são estratégias necessárias para esta nova realidade”, destaca o chefe da Instituição.


No dia seguinte, também às 19h, o promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim profere a palestra “Júris de Repercussão: A Defesa da Vida no Tribunal do Júri”, em que será apresentado um apanhado geral do Tribunal do Júri, além da atuação e atribuições do Ministério Público no Júri e as experiências do promotor durante sua atuação em casos de repercussão.


Sobre a Semana do Ministério Público


A Semana do Ministério Público é um tradicional evento promovido pela AMP/RS desde 1984, que tem como principal objetivo aproximar o Ministério Público, o corpo acadêmico e a sociedade. Realizado anualmente, o projeto teve a primeira edição realizada em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em Santa Cruz do Sul, e desde então tem sido replicado nas principais universidades do Estado. Em 2024, ano em que completa 40 anos de história, São Borja recebe sua segunda edição.


Serviço:


2ª Semana do Ministério Público de São Borja


25 e 26 de março - 19h


Local: Estúdio de TV do Prédio Acadêmico, campus de São Borja da UNIPAMPA. (Rua Monsenhor Patrício Petit Jean, n. 3295, Bairro do Passo, São Borja.


Informações: sbdir@listas.unipampa.edu.br e (55) 3430.3395


Programação


25/03, 19h - Atuação do Ministério Público no Enfrentamento às Mudanças Climáticas


Alexandre Saltz, Procurador-Geral de Justiça


 


26/03, 19h - Júris de Repercussão: A Defesa da Vida no Tribunal do Júri


Eugênio Paes Amorim, Promotor de Justiça

Últimas notícias
/arquivos/capa congresso
Loading...
Notícias

AMP/RS participa do 22° Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

26/04/2024
/arquivos/FOTO1
Loading...
Notícias

Em Brasília, presidente da AMP/RS cumpre série de agendas

25/04/2024
/arquivos/capa corrida
Loading...
Notícias

Com apoio da AMP/RS, 4ª Corrida pela Adoção será realizada em 25 de maio na Capital

25/04/2024
/arquivos/capa correto
Loading...
Notícias

Romance "Todos os caminhos levam ao mar" pauta encontro do Grupo Literário

25/04/2024