Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Evento em Lajeado estimula a prevenção ao consumo de álcool por crianças e adolescentes

A temática da prevenção ao consumo de álcool por adolescentes será o foco do III Seminário Conectando as redes de proteção: Perspectivas e Desafios, que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro, na Univates, em Lajeado. A iniciativa da instituição de ensino, em parceria com a Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) e o Programa Vida+Viva, sem álcool (-) 18, prevê uma série de palestras sobre educação, saúde, justiça e segurança pública. A ideia é promover a reflexão da sociedade em torno do assunto.
13/09/2017 Atualizada em 21/07/2023 11:02:13
Compartilhe:
1505324351.jpg
A temática da prevenção ao consumo de álcool por adolescentes será o foco do III Seminário Conectando as redes de proteção: Perspectivas e Desafios, que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro, na Univates, em Lajeado. A iniciativa da instituição de ensino, em parceria com a Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) e o Programa Vida+Viva, sem álcool (-) 18, prevê uma série de palestras sobre educação, saúde, justiça e segurança pública. Segundo o promotor de Justiça de Lajeado Neidemar Fachinetto, um dos coordenadores do evento, a ideia é promover a reflexão da sociedade em torno do assunto.



A abertura será no dia 21, às 19h, no auditório do Prédio 7 da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Às 19h30min, a presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga - Vida Urgente, Diza Gonzaga, falará sobre o tema Álcool: Impactos sociais e o aumento da violência no trânsito. Clique aqui para ver a programação completa.



No dia seguinte, a programação ocorrerá pela manhã e à tarde, no Centro Cultural Univates. A atividade começa às 8h30min, com a apresentação do espetáculo teatral “Exército dos Sonhos”. O primeiro painel do dia, sobre o tema Educação, começa às 10h. A gerente estadual do Programa Cipave (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), Luciane Manfro, apresentará a palestra Parceira Escola-Família – uma estratégia vitoriosa. A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre Inglacir Dornelles Clós Delavedova falará sobre a Força-Tarefa na prevenção à venda e consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes de Porto Alegre. Já a coordenadora pedagógica do Colégio Monteiro Lobato, também da Capital, Kátia Beppler Macagnan, deverá tratar do Projeto Formaturas saudáveis memórias felizes.



Às 13h30min, o painel Saúde reunirá o neuropediatra Cristiano Firpo Freire, os psiquiatras Maria Rosa Iorra Camargo e Fábio Vitoria e a ginecologista Letícia Leite. Eles falarão sobre os temas Adolescência e Álcool: o que esperar desta combinação; Aspectos clínicos do atendimento ao alcoolismo; e Viver-Bem na Escola, respectivamente. No painel sobre Justiça e Segurança Pública, a partir das 15h30min, o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul, José Francisco Mallmann, falará sobre os aspectos jurídicos para a efetividade do Art. 243 do ECA. A promotora de Justiça de Porto Alegre Ivana Kist Huppes Ferrazzo abordará o tema Justiça Restaurativa – um novo olhar para resolução de conflitos, enquanto a assistente social Josiane Pezzi tratará da Aplicação da Justiça Restaurativa em Lajeado.



CONHECIMENTO TÉCNICO E INTEGRAÇÃO SOCIAL

Para o promotor Neidemar Fachinetto, a iniciativa ganha importância por seu impacto social. "Objetiva-se ampliar o conhecimento multidisciplinar (educação, saúde, assistência social, justiça e segurança pública) sobre os agravos que o consumo de álcool gera na vida e no desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como mobilizar a comunidade regional para ações preventivas, além de incentivar as boas e exitosas práticas comunitárias nesta área e a devida fiscalização da vedação legal quanto à venda e ao consumo de bebidas alcoólicas para o publico infanto-juvenil, do que trata o art. 243 do ECA", diz Fachinetto.

Últimas notícias
/arquivos/WhatsApp Image 2024-04-29 at 12.12.26
Loading...
Notícias

AMP/RS participa de reunião da União Gaúcha

29/04/2024
/arquivos/certa
Loading...
Notícias

AMP/RS acompanha anúncio de investimento bilionário no Estado

29/04/2024
/arquivos/capa
Loading...
Notícias

Presidente da AMP/RS participa do Pampa Debates

29/04/2024
/arquivos/capa congresso
Loading...
Notícias

AMP/RS participa do 22° Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

26/04/2024