Palavra do Presidente

Oito décadas de trabalho em equipe, união e coleguismo

Publicado em 07/01/2021

Este será um ano dos mais importantes e especiais para todos nós. Em 8 de outubro, celebraremos oito décadas de uma trajetória de lutas e conquistas. Somos a mais antiga entidade de classe da área jurídica do Rio Grande do Sul e a segunda mais antiga do País. Honrar este legado é a nossa missão.  

A Associação do Ministério Público foi idealizada para congregar e defender os direitos dos promotores e promotoras, procuradores e procuradoras de Justiça do Estado. Mas isso não seria possível se tivéssemos trabalhado individualmente ao longo destes anos. Assim, também quero renovar os meus votos de fé e esperança na força do trabalho coletivo, a partir da soma de esforços que sempre norteou a nossa Associação. Faço essa afirmação com convicção, porque, se hoje somos uma entidade sólida, atuante e forte, é graças ao espírito de união de nossa classe há quase 80 anos.

Nossa história mostra que falar em AMP/RS é acreditar na perspectiva de ser a representação de todos – e de que, quando somos todos, somos um! É apostar na força desta comunhão de pensamentos e ações para valorizar o nosso passado, pautar o presente e construir o nosso futuro. Seguimos esta premissa no dia a dia da entidade, pensando nos anseios, expectativas e necessidades dos associados, buscando a excelência na prestação de nossos serviços. Sempre nutrindo os laços de amizade e coleguismo que desde o início nos uniram.  

Fazemos isso de várias formas, seja na defesa dos interesses e prerrogativas da classe, na promoção do conhecimento jurídico, na realização das atividades recreativas e de lazer ou em ações para promover a integração dos membros e o fortalecimento do Ministério Público e do seu papel perante a sociedade e a cidadania. Trabalhamos em várias frentes, mas com o mesmo propósito: assegurar a consolidação dos diretos conquistados e olhar para o futuro de nossos associados.

Chegamos ao final da primeira semana deste ano que está só começando. Temos muito trabalho pela frente! Mas quem desempenha suas funções com otimismo e dedicação saberá trazer a alegria e a leveza para os dias vindouros, sem perder a firmeza e determinação necessárias para o enfrentamento dos grandes desafios que teremos.