Palavra da Presidente

União e esforço para combater o coronavírus

Publicado em 18/03/2020

No dia 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia mundial de coronavírus (COVID-19). Desde então, o mundo inteiro está mobilizado para prevenir e combater a disseminação do vírus, individual e coletivamente.

Os números de pessoas infectadas crescem, mas o momento exige união e esforço de toda sociedade. É imprescindível que cada um faça a sua parte, seguindo as orientações das autoridades de saúde: evitar aglomerações públicas, lavar as mãos com água e sabão, limpar as mãos e objetos com álcool gel 70%, manter os ambientes bem ventilados, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar e manter-se em isolamento em caso de sintomas.

Nesta segunda-feira, 16 de março, a AMP/RS apresentou um requerimento ao procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, para que sejam adotadas novas medidas de prevenção ao coronavírus que ainda não tinham sido foram contempladas nos atos divulgados na última sexta-feira, 13 de março, pelo  PGJ e Tribunal de Justiça gaúcho, atentando às questões dos atos, audiências, sessões que envolvam membros do Ministério Público e seus colaboradores e que coloquem em risco a saúde de todos.

Para evitar a disseminação da doença, a AMP/RS seguiu as recomendações das autoridades de saúde e cancelou todos os eventos programados para o mês de março. Além disso, implementamos ações internas de prevenção e desenvolvemos o “Projeto Solidariedade AMP/RS” para dar suporte a todos os associados principalmente aqueles que estão no grupo de risco.

Junto com tais iniciativas, antecipamos a nossa já tradicional campanha de vacinação contra a gripe aos associados. Seguiremos trabalhando em prol do desenvolvimento de ações preventivas para que, juntos, possamos reverter este cenário no menor tempo possível.

Martha Silva Beltrame

Presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul