Palavra da Presidente

78 anos de desafios e conquistas

Publicado em 11/10/2019

Esta foi uma semana muito especial para todos nós. Completamos, no dia oito de outubro, terça-feira, 78 anos de história. São quase oito décadas!

Se chegamos até aqui, é porque a competência, o comprometimento e a dedicação de cada um de vocês, colegas, fizeram e seguem fazendo toda a diferença. Atuamos em muitas áreas, com a certeza de que todas são igualmente importantes para o país. Por isso, tenham a certeza de que seu trabalho foi e é decisivo na construção de um Ministério Público forte e reconhecido pela sociedade.

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul nasceu em 1941. O cenário era outro, mas a AMP/RS sempre atuou para fortalecer a nossa profissão e defender a democracia. Sempre cumprimos com nossas responsabilidades e enfrentamos os desafios que cruzaram nossa trajetória. Não aceitamos mordaças e, por isso, recentemente, fomos às ruas para dizer não à Lei de Abuso de Autoridade.

Promotores e promotoras, procuradores e procuradoras de justiça precisam e devem ter liberdade, segurança e autonomia para trabalhar. Contem com a nossa Associação.

Estes dias também tem sido especiais pelos encontros que promovemos no interior do Rio Grande do Sul. Desta vez, levamos a Semana do Ministério Público para Passo Fundo, Lagoa Vermelha e Nova Prata, sempre em parceria com universidades locais e a Fundação Escola Superior do Ministério Público. Ao todo, em 2019, teremos 12 semanas de reflexão acadêmica e debate nos municípios gaúchos. As próximas edições de outubro serão em Sobradinho (17/10), Taquara (23 e 24/10) e São Jerônimo (29 e 30/10). Torres e Rio Grande irão sediar o evento em novembro.

Queremos nossa instituição cada vez mais forte, unida e independente! Por isso, dialogar com professores e estudantes, nos aproximar dos cidadãos, mostrar o que fazemos e a importância da nossa tarefa são, sem dúvida, escolhas acertadas e ações imprescindíveis.

Nossa carreira exige comprometimento, ética, firmeza e sensibilidade. Merece valorização e respeito. Dedicamos nossa vida para trabalhar, incansavelmente, por uma sociedade mais justa e um país passado a limpo.

É assim que chegamos aos 78 anos. Parabéns para todos nós!