Notícias AMPRS

Nilo Brum é eleito membro efetivo da Academia Sorocabana de Letras (SP)

Publicado em 06-01-2021



Em solenidade realizada em novembro de 2020, promotor de Justiça jubilado Nilo Bairros de Brum tomou posse como membro efetivo da Academia Sorocabana de Letras (SP). “A atividade literária que me conduziu a esta elevada honra foi exercida paralelamente com minhas funções no Ministério Público gaúcho, razão pela qual quero dividir este momento com meus pares. De certa forma, trata-se de uma conquista da Instituição”, celebra Brum, que tem seis livros publicados e centenas de músicas compostas em mais de 20 anos de dedicação à pesquisa independente de História.  

Na Academia Sorocabana de Letras, o promotor jubilado foi empossado como titular da cadeira de João Simões Lopes Neto, justamente o autor que mais o inspirou na carreira literária. Em seu discurso de posse, Brum ressaltou a admiração pelo escritor cuja obra esteve voltada à valorização do gaúcho e de suas tradições. “Ao autor pelotense, devo quase tudo, desde o interesse pela história da nossa formação, até a paixão pelos linguajares regionais. Degustei todos os livros de Simões. Cheguei a compor uma letra de música intitulada ‘Cabiúna’, baseada no conto ‘O Boi Velho’, no qual Simões destila sua fina sensibilidade”, ressaltou na solenidade de posse.

Clique aqui para ler a íntegra do discurso.
Lista de livros publicados por Nilo Bairros de Brum
▪ Requisitos Retóricos da Sentença Penal (Editora Revista dos Tribunais)
▪ Caminhos do Sul (Clube de Autores)
▪ Inconfidências Gaudérias (Clube de Autores)
▪ Clave e Lua (Clube de Autores)
▪ O Homem Metáfora (Clube de Autores)
▪ Cartilhas do Tropeirismo (Clube de Autores)

Gostaria de compartilhar alguma notícia relacionada a sua atuação no Ministério Público ou em outras atividades? Envie por e-mail para comunicacao@amprs.org.br!