Notícias AMPRS

Fabiano Dallazen toma posse para mais um biênio à frente do Ministério Público

Publicado em 07-06-2019



O promotor Fabiano Dallazen tomou posse, nesta sexta-feira (07/06), para mais um biênio no comando do Ministério Público gaúcho. Procurador-geral de Justiça do Estado de 2017 a 2019, ele foi reconduzido ao cargo pelo governador Eduardo Leite e seguirá na chefia dos promotores e procuradores gaúchos até junho de 2021. Durante a cerimônia de posse, realizada na sede do Ministério Público e prestigiada por dezenas de pessoas, Dallazen reafirmou o compromisso com a unidade, o fortalecimento e a preservação da dignidade do MP, que atua em defesa dos direitos indisponíveis e como guardião do arranjo democrático. "Nossa gestão permanecerá sendo orientada pela cooperação e assertividade", afirmou o promotor. Presidente da Associação do Ministério Público (AMP/RS), Martha Beltrame tem convicção de que Dallazen continuará a conduzir com correção os interesses da Instituição: “A trajetória dele sempre foi pautada pela ética, diálogo e transparência em defesa do Ministério Público, do cidadão e do Estado”.  À noite, a AMP/RS ofereceu jantar comemorativo na Associação Leopoldina Juvenil.


dsc_0870.jpg Natural de Carazinho (RS), Dallazen é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UPF. É especialista em Direito Penal e Processual Penal; mestre em Direitos Fundamentais e professor na Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).
O promotor ingressou no MP em abril de 1998 e passou pelas comarcas de Getúlio Vargas, Soledade e Passo Fundo. Em Porto Alegre, atuou nas promotorias de Justiça de Família e Sucessões; do Tribunal do Júri; Criminal; e Especializada Criminal de Combate aos Crimes Tributários. Foi coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e vice-presidente da Associação do Ministério Público no período de 2005 a 2006. De junho de 2015 até ser escolhido para a chefia do MP gaúcho, em junho de 2017, exerceu o cargo de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais.


dsc_0952.jpg O nome de Dallazen foi anunciado pelo governador Eduardo Leite em 22 de maio, quatro dias após o promotor ter sido o mais votado para a composição da lista tríplice – é a partir dela que o chefe do Executivo estadual escolhe o titular do cargo. Dallazen recebeu 410 votos; Márcio Schlee Gomes teve 342; e Luiz Henrique Barbosa Lima Faria Corrêa, 54. O pleito contou com a participação de 679 eleitores, de um total de 683 procuradores e promotores de Justiça que compõem o colégio eleitoral da instituição. Em seu discurso na cerimônia de posse, Leite afirmou:  "Eu  o escolhi porque identifiquei em Dallazen a flexibilidade a fim de se adaptar neste mundo veloz na busca de atender aos problemas da sociedade."

Confira todas as fotos do evento neste link.